VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 09:34:46 06/14/06 Wed
Author: ELAINE DAMASCENO BENTO
Subject: 14 SEMANA- AUTONOMIA

JOSÉ, P.B.S. Revisitando algumas orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
LEFFA, Vilson J.Quando menos é mais: A autonomia na aprendizagem de línguas. Trabalho apresentado no II
Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (II FILE). Pelotas: UCPel, agosto de 2002.
Liste os pontos que você considerou mais interessante nesses dois textos.

Após ler o texto JOSÉ, P.B.S. Revisitando algumas orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. , percebi que seu objetivo e revitalizar alguns pontos discutidos nos P. C. N s. O que eu achei importante foi a ênfase dada na interação entre aluno-aluno/ aluno professor e que a construção do conhecimento vem através desta interação “o conhecimento implica numa ação partilhada’’ e essa ação ajuda ao aluno se tornar autônomo, ou seja, capaz de se posicionar frente a uma situação de aprendizagem, elaborar um projetos pessoais, superar dificuldades. E que o professor deve sempre favorecer situações que ajudem seus alunos a se tornarem autônomos.
Já no segundo texto, o autor aborda “ o conceito de autonomia e a relação que ela tem com a vida do homem ao longo da historia da humanidade.ele cita diversos teóricos para explicar sua teoria, como, DARWIN, FREUD, CHOMISKY, E VYGOTSKY.
O que achei interessante no texto LEFFA, Vilson J.Quando menos é mais: A autonomia na aprendizagem de línguas. foram as pontuações da autora
 A autonomia e um estagio que se chega.
 O homem quanto mais avança nas descobertas da ciência vai ficando cada vez mais dependente e menos autônomo.
No campo da educação a autonomia enfrenta restrições que estão relacionadas aos alunos, professores, a escola(instituição).
Nas restrições relacionadas aos alunos ela aborda os pontos negativos e os positivos. Como ponto negativo cito,
 Falta de interesse no estudo da lingua estrangeira
 A lingua estrangeira só e falada na sala de aula.
 Dificuldade no aprendizado.
 Só estudam por que faz parte do currículo.
 Medo da reprovação/ nota baixa.
Neste ponto gostaria de comentar que apesar das restrições acima há alunos que conseguem aprender lingua estrangeira, superar os desafios, são autônomos, aprendem por conta própria e vão muito além, conheço um caso de um aluno que sempre teve vontade de aprender inglês, mas, fora da escola nunca teve oportunidade, sempre estudou, procurou aprender, ou seja, superou os seus limites e hoje em dia tem um grande conhecimento de inglês, adquirido de uma forma autônoma
Já as restrições por parte dos professores podemos citar,
 Para que haja autonomia, tem que haver empenho do professor,
 O professor tem que deixar de ser autoràrio e aprender interagir com seus alunos,
Ou seja, o professor precisa aprender deixar de ser autoridade máxima na sala de aula e assumir um papel de mediador do conhecimento.
Quanto as restrições da escola pontuo a questão do currículo fechado o que dificulta na aquisição de autonomia do aluno.
Nos futuros professores temos que aprender que a aprendizagem deve ser autônoma, no sentido de construir seu conhecimento, também temos que fazer o papel de mediadores entre o conhecimento e o aluno pois, aprender não è reproduzir algo que já existe mais, sim criar algo novo, inédito. Há um provérbio que diz temos que ensinar o aluno a pescar e não da o peixe pronto para ele.Ou seja temos que ensinà-lo a aprender buscar seu conhecimento.
ELAINE DAMASCENO BENTO.
Obs desculpe os erros, meu computador està com vìrus.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.