VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 12:48:59 06/14/06 Wed
Author: Cinara Lopes
Subject: Semana 14: Autonomia

Semana 14

Gostei muito dos dois textos e acho que vários foram os pontos relevantes apontados por Patrícia B. Santos José e Vilson J. Leffa. Primeiramente, gostaria de apontar as três palavras chaves mencionadas por Patrícia José: Interação/Autonomia/Mediação e são de fundamental importância no processo de aprendizagem. A interação pode ser dar entre aluno-aluno, aluno-professor, além da influência do ambiente, conteúdo, organização entre outros. A autonomia aparece como um conceito novo e até mesmo difícil de ser aceito por alguns profissionais, acostumados com o velho e tradicional método de ensino no qual o professor se coloca no centro e o aluno como submisso receptáculo de informações. Já a mediação, é feita pelo professor e segundo Patrícia, “ao professor cabe o papel de mediar o conhecimento a ser trabalhado e construído pelo aluno.”, ele deixa então de lado seu papel autoritário, para o de mediador da curiosidade e busca do aluno.

Precisamos do outro para aprender, precisamos da interação com o outro e com o mundo para aprendermos e, assim evoluirmos. Para os aprendizes é muito importante que essa interação se dê de forma natural e prazerosa, “a interação com o professor e seus colegas é fundamental para a superação de problemas.” (Patrícia José) E é através dessa interação que o aluno não resolverá problemas e situações relacionados ao conteúdo, mas também aprenderá a conviver, dividir, entender e aprender com o outro. Isso é aprender, isso é evoluir como ser pensante e social.

Mas para que esse aprendizado se dê de forma autônoma e interativa o professor deve estar preparado e não deve simplesmente apostar na produção espontânea e solitária dos alunos, baseado apenas na curiosidade e vontade deles. “O professor não deve se contentar em apostar na dinâmica espontânea dos alunos, são necessários contatos, dispositivos didáticos e estratégias de construção de sentido...” (Patrícia José) São necessários planejamentos, atividades bem definidas e bem direcionadas para o objetivo imaginado pelo professor, caso contrário a proposta da autonomia perde seu valor e não consegue se fazer valer. Por isso, para muitos profissionais pode parecer muito difícil se desfazer de conceitos já tão enraizados, para experimentar e adotar novas e inovadoras formas de se aprender. Eu também me coloco nessa categoria, e mesmo sendo jovem não sei se estaria bem preparada para esse tipo de atuação, com certeza precisaria de ajuda e apoio no sentido de uma boa preparação e um bom embasamento.

Ao ler mais sobre autonomia no texto de Vilson Jeffa, pude notar quão importante é o papel do aluno no processo de aprendizagem, só ele é capaz de evoluir e aprender e, nem se desejarmos com todas as nossas forças de professore e educadores, poderíamos fazer com que alguém aprendesse contra sua vontade. No nosso sistema atual de ensino as diferenças não são respeitadas e “todos têm que aprender a mesma coisa do mesmo jeito.” (Vilson) Como é possível que até hoje o ensino ainda se dê dessa forma? Os seres humanos são absolutamente distintos uns dos outros e mesmo assim, quando entram na escola são tratados como iguais, seres uniformes. (inclusive nas vestimentas!) é muito importante sabermos que estamos, pelo menos engatinhando no sentido de mudar essa forma de pensar, e tentar mudar nossos métodos de ensino.

O professor deve sempre saber com que tipo de público com que está trabalhando, que tipo de alunos possui na sala de aula. “Conhecer o nosso ouvinte ou o nosso leitor é tão ou mais importante do que conhecer o tópico sobre o qual falamos.” Posso observar em meu dia a dia que muitos profissionais da escola onde trabalho possuem vários diplomas, especializações, falam inglês perfeitamente, mas são incapazes de memorizar sequer o nome de seus alunos. São profissionais muito cientes do conteúdo, mas muito pouco envolvidos com seus ouvintes, e os alunos são os primeiros a perceber isso, o que pode se tornar até um entrave na aprendizagem.

O aluno autônomo é aquele que consegue através daquilo que foi apresentado pelo professor, buscar conhecimento, suprir curiosidades, resolver problemas e dúvidas fora da sala de aula. Se o aluno não consegue desenvolver sua autonomia no processo de aprendizagem, de acordo com Vilson “ele vai ficar apenas com o que é dado na sala de aula, e isso não basta para adquirir o domínio de uma língua.” Vejo que essa afirmação e verdadeira devido à minha própria experiência de aprendizado de inglês. Nunca fiquei satisfeita com o que era dado em sala de aula e sempre busquei outras fontes para melhorar e treinar a língua, dessa forma podia observar que meu desenvolvimento e evolução como falante de inglês se dava de maneira mais rápida e eficaz em comparação com os outros alunos da minha turma.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.