VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

25/12/24 2:12:27Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: 1. A base económica...


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 15/11/06 12:26:51
In reply to: Guilherme Statter 's message, "Um "inventário" das ideias de Marx e Engels - Ou a peregrinação continua..." on 14/11/06 10:55:01

1. A base económica de uma sociedade determina a sua estrutura social como um todo, assim como a psicologia da sua população.

A mais elementar análise feita a partir da Teoria Geral dos Sistemas de Bertalanffy revela a existência de múltiplos factores intervenientes na “determinação” da estrutura global de qualquer sociedade.
A questão aí será então a de determinar qual desses factores é o "mais determinante".
Todos os observadores que estejam de acordo com a ideia de que o objectivo primário da espécie humana (aliás de qualquer espécie viva...) é a sua própria preservação e reprodução, e que em seguida esteja de acordo com a ideia de que para isso são necessárias condições materiais (a comida, alguma roupa, a casa, a toca ou o ninho...) acabará por concordar que esta primeira ideia de Marx tal como consta do inventário de Mills está – em última instância – correcta.
Claro que se deve dar conta ou reconhecer a existência de pessoas que acham que não...
Também há pessoas que acreditam nas chamadas estórias da carochinha, mas não é dessas que aqui nos ocupamos. Aliás grande parte dos adversários de Marx – a começar pelos mais prosaicos "homens de negócios" - não põe em causa o primado das actividades económicas.
É vê-los a fazer negócio com tudo e mais alguma coisa...
Por outro lado, a observação empírica e mesmo a "experimentação" (tanto quanto isso é possível em sociologia...) apontam no sentido da validade ou correcção lógica e empírica daquela asserção. Veja-se, por exemplo, o êxodo rural o e a explosão do urbanismo (e do individualismo a isso associado). Aquilo a que Tonnies chamava de transição de uma situação de "gemeinshaft" para uma situação de "gesellshaft". Sendo tudo isso causado pelas chamadas "revolução agrícola" e "revolução industrial"...
Ou seja, cá para mim esta primeira asserção passa ("with flying colours"...) o critério de demarcação do Popper. Para concluir esta primeira "tese", cabe aliás aqui lembrar que Popper (mais do que insuspeito de simpatias pelo marxismo...) considerava a obra magna de Marx ("Das Kapital") como uma obra com o estatuto epistemológico de científica.
Entretanto e a esse respeito assinale-se "ciêntífico" não quer dizer exactamente a mesma coisa que "verdadeiro" ou "correcto".

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
A base económica...não é tão simples como pareceFernando Penim Redondo15/11/06 15:26:17


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.