VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

25/12/24 2:08:47Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Esquerda torta


Author:
Manuela Ferreira Leite (Expresso, 18 Novembro 2006)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 18/11/06 21:43:12
In reply to: Fernando Madaíl e Pedro Correia 's message, "Era bom que trocássemos ideias sobre a esquerda" on 11/11/06 10:31:13

O discurso político tem modas.

Um que actualmente está em voga refere-se à definição de esquerda que, se não é criação do eng. Sócrates, este pelo menos dá-lhe voz. De acordo com a nova teoria, ser de esquerda não tem a ver com o objectivo da política, nem com o tipo de medidas que se tomam para atingir aqueles fins, e, muito menos, com as pessoas a quem se dirigem.

Ser de esquerda tem a ver com as intenções.

Ser de esquerda é querer salvar o Estado Social, subentendendo-se por esta afirmação que a direita não quer. Pelos vistos, já não está em causa a dicotomia entre pobres e ricos, entre explorados e exploradores - agora é entre bons e maus, ou seja, atingiu-se o grau zero da política. É que a verdade sobre o Estado Social é a oposta. Se actualmente o Estado Social está em perigo e precisa de ser salvo é porque as tradicionais medidas de esquerda o conduziram a essa situação, e agora é imperioso arrepiar caminho. Como? Seguindo as orientações normalmente conotadas com a direita. Por isso, elas estão a ser adoptadas por um Governo socialista. O eng. Sócrates sabe tudo isto, mas insiste em fazer um discurso divorciado da realidade, o que lhe retira sinceridade e convicção.

E é verdadeiramente este aspecto que mais contribui para o mal-estar social que se instalou entre nós. É que o que se faz não coincide com o que se diz, e quando os factos que se enfrentam não correspondem ao que se espera, surge a sensação de desencanto, ou, pior, as pessoas sentem-se enganadas. Será este factor psicológico que está a faltar para que a nossa economia, por acção dos agentes económicos, incluindo os trabalhadores, arranque finalmente da incerteza em que mergulhou? Os sinais contraditórios que o Governo deu ultimamente, como, por exemplo, o dedo em riste apontado à Banca como se o lucro fosse um crime, decididamente não ajudam.

Sem falar claro e verdade, nenhum Governo vai longe.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Esquerda torta... Pois, com papas e bolos se enganam os tolos...Guilherme Statter20/11/06 13:08:46


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.