VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

25/12/24 2:14:47Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Re: Uma pergunta bem pertinente


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 26/11/06 1:09:52
In reply to: paulo fidalgo 's message, "Uma pergunta bem pertinente" on 25/11/06 10:21:28

Só mais uma reflexão...

Em 1847 - "Pobreza da Filosofia" - Marx (não tinha ainda 30 anos...) escrevia ""Combate ou morte; luta sangrenta ou extinção. É assim que a questão se põe de forma irresistível"
Em 1895 - "Introdução a "A Luta de Classes em França"" - Engels (a pouco meses de morrer... com 74 anos de idade...) escreveu: "Mas a história mostrou-nos também que estávamos errados, revelou que o nosso ponto de vista nessa altura fora uma ilusão. Fez ainda mais; não apenas desmentiu as noções erradas que então tinhamos; transformou também por completo as condições nas quais o proletariado tem agora que lutar"
Em 1918 - "O Estado e a Revolução" - Lenine escrevia:
"Até que chegue a fase mais elevada do comunismo, os socialistas exigem o mais estrito controle por parte da sociedade e do Estado relativamente à medida do trabalho e à medida do consumo; mas este controle tem que começar com a expropriação dos capitalistas, com o establecimento do controle operário sobre os capitalistas e tem este controle que ser exercído não por um estado de burocratas, mas por um estado de trabalhadores armados.
E também:
"Mas, quão rapidamente avançará este desenvolvimento, quão cedo atingirá o ponto de de romper a divisão do trabalho, remover o antagonismo entre o trabalho mental e o trabalho físico, de transformar o trabalho na 'primeira necessidade da vida' - isso não sabemos nem podemos saber".
Em consequencia, temos o direito de falar apenas do inevitavel desaparecimento do Estado, dando ênfase à natureza demorada deste processo e a sua dependência relativamente ao desenvolvimento da fase mais elevada do comunismo"; deixando bem em aberto a questão da duração do tempo e das formas concretas desse desaparecimento, dado que não dispomos de material para a solução de uma tal questão".


Entrando pelos campos da especulação - ou retrospectiva ficcional histórica - eu diria que Lenine, mesmo que não tivesse morrido tão cedo e mesmo que tivesse tido sucesso com a sua "NEP", mais tarde ou mais cedo teria que transformar o "estado dos sovietes "(com o seu embrionário caracter libertário...) e (com Staline, sem Staline, com Trotsky (o "arquitecto" do Exército Vermelho...) ou sem Trotsky), organizar o Estado em moldes a poder resistir à iminente/latente agressão por parte dos países capitalistas.
Nesse aspecto (em termos de análise de "causas" e "efeitos"...) Marx e Engels, mais uma vez, até tinham razão...
Em vernáculo corrente diríamos que "O que tem que ser tem muita força"...

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.