VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

23/11/24 19:27:58Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: 15. A sociedade pós-capitalista...


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 28/11/06 13:14:46
In reply to: Guilherme Statter 's message, "Um "inventário" das ideias de Marx e Engels - Ou a peregrinação continua..." on 14/11/06 10:55:01


15. A sociedade pós-capitalista deverá primeiro passar por uma fase de transição – a fase da ditadura do proletariado. Só depois passará então à fase em que prevalecerá o verdadeiro comunismo.

Relativamente a esta "tese", trata-se de futurologia pelo que tudo aquilo que se possa dizer é pura especulação. Apenas algumas reflexões sobre o caracter contingencial do significado de muitas palavras e/ou do conteúdo circunstancial de muitos conceitos.
A própria ideia de "sociedade pós-capitalista" já tem sido explorada, não como sendo algo como o "socialismo", mas sim a própria sociedade em que vivemos. Já não estaríamos em "capitalismo", pois esta seria já uma "sociedade pós-capitalista"... Há de tudo!
No que diz respeito à "ditadura", faz-me lembrar a estória da palavra "vilão". Hoje quer simplesmente (ou vulgarmente) dizer "o mau da fita". Mas tempos houve, aqui há uns séculos, em que queria simplesmente dizer "aquele que é da vila", como em "cavaleiro vilão". Aquele burguês ou homem livre (não servo da gleba) a quem o Rei tinha dado permissão para "montar a cavalo" e usar espada... Imagina-se o escândalo para a aristocracia feudal e o que se começou desde logo a dizer dos "cavaleiros-vilãos"...
Como hoje dos "novos-ricos" ou ainda pior...
A palavra "ditadura" (do proletariado ou outra) ganhou a conotação negativa que todos conhecem, pelo que a ideia de "ditadura do Capital", simplesmente não entra na cabeça do mais comum dos cidadãos. "Ditadura é quando temos um ditador, uma Pide ou um KGB..."
Para os Gregos e Romanos era sempre e só uma situação de emergência.
Ou seja a esmagadora maioria dos cidadãos não se dá conta de que vivemos todos. muito paulatina ou naturalmente sob o império – a ditadura - do fetichismo da mercadoria. Que é como quem diz, sob a ditadura do Capital.
Por isso há uma enorme – gigantesca - dificuldade em aceitar a ideia de que alguma vez pudéssemos vir a ter um estilo de vida semelhante ao actual (com as liberdades concretas em que vivemos...) e que estivéssemos ao mesmo tempo, efectivamente, numa "ditadura do proletariado".
Entretanto, é também com este tipo de discussões sobre o que virá a ser ou deixar de ser uma sociedade "socialista" e/ou uma sociedade "comunista" que se vai alimentado a literatura sobre Marx e o marxismo, dando argumentos a todos aqueles que falam do caracter "utópico" das ideias e teses de Marx sobre o funcionamento do capitalismo, tudo servindo para desacreditar Marx e, por conseguinte, tudo aquilo que ele propunha.
O argumento é simples e resume-se a um silogismo:
Se Marx era um utópico, então tudo aquilo que ele escreveu foi sobre o capitalismo estava errado. Logo, "era mais um profeta"... Logo, é apenas e mais um assunto "interessante" para estudos académicos, mas à maneira dos estudos "camoneanos".

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
16. A inevitabilidade do curso da História... - IGuilherme Statter29/11/06 17:32:04


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.