VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 20:34:09 06/26/07 Tue
Author: Nercy Reis da Silva (Missa do Galo)
Subject: Boa noite Galera!!!


Missa do Galo

O conto “missa do Galo” reescrito por Nélida Pinõn, conta a mesma história embora tivesse a libetdade para criar seu próprio texto, mas procura conservar a imagem da mulher, talvez por ser mulher e ter alma feminina. Tanto no texto de Machado quanto no texto de Nélida, eles procuram mostrarem a carência de Conceição ao procurar Nogueira na noite de natal, enquanto ela estava sem a companhia de Menezes ele estava nos braços de sua amante.
Nos ambos os contos o comportamento ambíguo dos personagens, Conceição e Menezes, quando Menezes fala que vai ao teatro na verdade vai ao encontro de sua amante. Já Conceição à noite é uma mulher sedutora; no outro dia discreta e submissa as pessoas as têm como uma “santa”.
Na reescrita de Nélida, Menezes não considera a esposa feia mas, não vê nela os mesmos encantos de outras mulheres. Conceição não fazer com que Menezes sente atração por ela ao contrario nega a satisfazer os desejos do marido, enquanto sua amante é o oposto.
Nélida valoriza os prazeres carnais “sou o primeiro a aceitar que muito excedi – me no trato com as moçoilas, cada qual tão mimosa que havia de aprecia – lãs de perto.” Menazes se lança à conquista desenfreada, seus impulsos sedutores são irrefreáveis.
Os dois autores falam que Nogueira é um jovem de 17 anos que foi de Mangaratiba para Rio de Janeiro para estudar, Nogueira traça um perfil de pureza, é seduzido por uma mulher mais velha 13 anos que domina as ações. Interessante é a sedução e o erotismo, na noite de natal os dois sozinhos, e a situação que leva a este acontecimento é o fato do marido possuir amante, deixar a mulher sozinha à noite.
No conto Machadiano, Conceição confessa a Nogueira seu gosto pela leitura de romances, citando a “Moreninha”. Já no conto no conto de Nélida ela alega a falta de tempo para estes entreterimentos.
O conto de Machado de Assis é finalizado, com Nogueira voltando à Mangaratiba e, quando retorna ao Rio de Janeiro, Menezes havia falecido de apoplexia e Conceição casado com o escrevente do marido, Machado deixou claro deixou claro que Nogueira nunca procurou Conceição e a atração que ele sentiu por ela no passou de uma atração momentânea. Nélida finaliza com D. Inácia perguntado a Nogueira o que ele vai ler até a missa do galo? E lê levanta acompanha D. Inácia até a porta, e esquece de falar que vai ler “Os Mosqueteiros.
Ah, belo rapaz esse Nogueira!
O foco narrativo reescrito por Nélida, está em 1ª pessoa o narrador é Menezes. No conto de Machadiano o foco narrativo está em 1ª pessoa e o narrador é Nogueira a narrativa construída por meio da memória do distanciamento do fato que favorece a idealização e, conseqüentemente, a ambigüidade da interpretação.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.