VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 09:26:07 04/21/10 Wed
Author: Elisa S. Neves
Subject: Resumo - HORWITZ

Horwitz pretende examinar como as crenças dos aprendizes de línguas variam entre os grupos de alunos. A pesquisadora utilizou BALLI, que é um Inventário Sobre Crenças de Aprendizado de Línguas para identificar as semelhanças e diferenças culturais entre os grupos pesquisados. É preciso considerar que as crenças também variam de acordo com idade, estágio de aprendizado de uma língua e profissão. Além disso, no processo de aprendizado de línguas o aprendiz deve ser considerado como um participante ativo no processo. O professor de línguas precisa considerar suas motivações e estratégias de aprendizado.
As crenças que Horwitz apresenta na pesquisa são apenas alguns exemplos dos tipos de crenças que os professores podem encontrar em suas salas de aulas. É preciso compreender que o professor não pode se restringir a apenas algumas crenças individuais de seus alunos, mas sim é preciso saber lidar e interagir com as crenças do grupo de aprendizes de línguas. Em sua pesquisa, Horwitz também salienta que as crenças podem estar naturalmente relacionadas aos aspectos culturais e às diferenças situacionais, mas também aponta que as crenças podem também estar relacionadas às estratégias de aprendizado dos alunos (Yang, 1992; Park, 1995) e à ansiedade dos alunos sobre o aprendizado de línguas (Horwitz, 1989; Truit, 1995).
Os grupos pesquisados possuem diferentes contextos culturais e de aprendizado de língua. Um grupo é de americanos que estão no inicio do aprendizado de uma língua estrangeira e o outro grupo de alunos de inglês como língua estrangeira (EFL) já estuda inglês desde o ensino médio. Algumas das semelhanças e diferenças pesquisadas estão organizadas de acordo com as categorias definidas por BALLI, são elas, dificuldade do aprendizado de línguas, aptidão para o aprendizado de línguas, a natureza do aprendizado, estratégias de aprendizado e comunicação, motivações e expectativas.
O resultado da pesquisa mostrou que o grupo de alunos americanos de línguas estrangeiras e o grupo de alunos asiáticos e turcos que estavam aprendendo inglês como língua estrangeira possuem crenças a respeito da dificuldade e da natureza do aprendizado de línguas, bem como crenças sobre motivação e expectativas. Ambos os grupos acreditam que aprender vocabulário é a chave para se aprender uma língua estrangeira. Há também muita diferença de crenças dentro do próprio grupo dos americanos alunos de línguas estrangeiras. A crença mais comum entre os grupos está relacionada ao aprendizado de uma língua estrangeira como forma de ampliar as possibilidades de trabalho. Ao concluir sua pesquisa, Horwitz afirma que ainda é prematuro afirmar que as crenças sobre aprendizado de línguas variam de acordo com o grupo cultural.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.