Author:
Elaine Marques
[ Edit | View ]
|
Date Posted: 08:36:26 03/20/09 Fri
Pesquisa: Alunos da modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA) podem melhorar a auto-estima ao realizarem um curso técnico em Instalação e Manutenção de Computadores?
Introdução: Analfabetismo funcional, qualificação inadequada, desemprego e violência. Problemas relacionados com a maior parte dos estudantes brasileiros que buscam recuperar “o tempo perdido”, nos cursos pertencentes à modalidade de Ensino para Jovens e Adultos (EJA). Problemas que afetam a auto-estima desses estudantes, e podem alterar a sua qualidade de vida, a saúde, o seu desempenho social e profissional, colocando-se como um sério risco para a carreira. Minimizar os contrastes sociais e garantir o retorno desses estudantes à sala de aula são questões de políticas públicas, que encontram na EJA o caminho para se fazer cumprir o princípio constitucional de que a Educação é direito de todos. Ações que façam com que esses alunos mantenham sua auto-estima em alta geram melhoras na sua expectativa de vida, com qualificação e busca de condições adequadas no trabalho, e este fato pode incentivar a sua participação consciente na comunidade.
Objetivo: A pesquisa tem por objetivo investigar se alunos na faixa etária entre 21 e 50 anos, matriculados na modalidade EJA, em uma escola pública da Baixada Fluminense, podem melhorar a auto-estima com a realização de um curso técnico em Instalação e Manutenção de Computadores.
Justificativa: Este estudo será feito sob o ponto de vista da perspectiva interpretativista, porque acredita-se ser este o modelo metodológico mais adequado devido ao fato de se estar concentrado em uma análise de fatores que marcam a construção de valores relacionados a auto-estima, que é fundamental nos relacionamentos obtidos não só na vida social, nas qualificações e no sucesso posterior, mas também inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, podendo ser positiva ou negativa.
Metodologia: Como procedimento será empregado um questionário de auto-avaliação.
|