VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 12:32:54 12/11/03 Thu
Author: Lucia
Subject: Itamaraty diz que discussões da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação em Genebra são estratégicas para o país.

A viagem ao Oriente Médio impediu a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que reúne mais de 60 chefes de Estado e de governo em Genebra esta semana. Mas, segundo o Ministério das Relações Exteriores, o debate internacional sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação é estratégico para o Brasil. "Para um país como o nosso, que está tentando alcancar um nível maior de desenvolvimento, as novas tecnologias representam uma forma de combater a desigualdade social", disse, em Genebra, a ministra Marília Sardemberg Zelner Gonçalves, diretora do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Itamaraty.

A ministra ressalta que a inclusão digital é uma das metas do novo governo brasileiro, que vê na democratização do uso das tecnologias de informação o grande caminho para a inclusão social. Nas reuniões preparatórias da cúpula, segundo ela, o Brasil procurou se aliar aos países
com visões semelhantes, como China, Índia e África do Sul. O objetivo é garantir que a Carta de Princípios e o Plano de Ação acordado em Genebra tenham como orientação o uso das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento.

A delegação brasileira está sendo chefiada pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que representa o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, tambem impedido de participar da cúpula devido à viagem ao Oriente Médio. Guimaraes apresentará a posição do Brasil em favor da
democratização dos meios de informação e comunicação, nesta quarta-feria à tarde, durante a reunião dos chefes de Estado. A delegação brasileira reúne cerca de 40 pessoas, incluindo diplomatas, membros do governo e representantes do setor privado e da sociedade civil.

Apesar de o Brasil ser reconhecido internacionalmente pelas iniciativas governamentais e não-governamentais de inclusão digital, apenas a ONG Viva Rio, com projetos na área de comunicação popular e informática, tem um estande na exposição mundial de uso de tecnologias da informação e de comunicação para o desenvolvimento. “Nao deu tempo para organizarmos nossa participação”, disse a ministra. Ela atribuindo a fraca presença do Brasil em Genebra ao fato de o governo Lula ter tomado possse há apenas um ano.


Fonte:http://www.radiobras.gov.br/materia.phtml?materia=165045&editoria=&q=1

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.