VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234567 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 12:51:28 12/11/03 Thu
Author: Lucia
Subject: Países ricos contra fundo que iguala acesso à informática: Apesar dos esforços dos países em desenvolvimento de transformar a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação em uma oportunidade para reduzir as diferenças tecnológicas, os países ricos não aceitaram a proposta dos países pobres.

Estados Unidos, Europa e Japão conseguiram bloquear, pelo menos até 2005, a criação de um fundo internacional para ajudar os países pobres a se beneficiarem das novas tecnologias de comunicação disponíveis no mundo. Apesar de todos os esforços dos países em desenvolvimento de transformar a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que será inaugurada hoje em Genebra, em uma oportunidade para reduzir as diferenças tecnológicas entre as economias, os países ricos não aceitaram a proposta dos países pobres.

O texto da declaração da Cúpula foi concluído hoje e segundo o acordo, que será oficialmente assinado na sexta-feira por 150 governos, será apenas criado um grupo de trabalho na ONU para estudar até o final de 2004 a viabilidade de um fundo internacional para o setor tecnológico. Apesar de não prever novos recursos, o acordo anuncia medidas até 2015 para que todos no mundo tenham acesso à televisão e ao rádio, para garantir a conexão de escolas, hospitais e governos, além da garantia de que mais da metade da população mundial tenha acesso às novas tecnologias da informação.

"Essa é uma incoerência da Cúpula. Os países ricos não querem nem mesmo a criação de um fundo voluntário", afirmou um dos principais representantes da comitiva do governo brasileiro em Genebra, Sérgio Amadeu da Silveira, diretor do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão da Casa Civil.

O argumento dos países desenvolvidos é de já existem mecanismos suficientes para que os recursos cheguem aos países pobres. Para o Senegal, autor da proposta, se esses mecanismos estivessem funcionando não existiriam 1,5 milhão de vilas sem qualquer tipo de comunicação com o mundo. Para eliminar esse problema, a ONU estima que bastariam US$ 1,3 bilhão, uma fração do que o mundo investe hoje em telecomunicações.

Além da questão do fundo, a Cúpula deveria tratar do controle da Internet. Países como o Brasil, Índia e China defendiam a criação de um organismo internacional para fazer a gestão da rede, que hoje está nas mãos de uma empresa americana. Mais uma vez, os países ricos bloquearam a iniciativa e ficou estabelecido que seria criado mais um grupo de trabalho para avaliar a questão até 2005.

Com um tratado esvazeado, a delegação brasileira, que será liderada pelo secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, ainda se deu por contente pelo fato de ter diluido do texto as exigências americanas referentes à propriedade intelectual das novas tecnologias e softwares. "Pagamos US$ 1 bilhões em royalties no uso de softwares", informou Sérgio Amadeu da Silveira. Segundo ele, a missão do Brasil era a de deixar a porta aberta para que temas como o controle da Internet continuem na agenda. "Isso conseguimos atingir", afirmou.

De fato, a esperança da ONU é de que os temas pendentes sejam solucionados em 2005, quando a Cúpula volta a ocorrer, desta vez na Tunísia. "A reunião não foi um total desastre", afirmou o diretor da União Internacional de Telecomunicações, Yoshio Utsumi, antes mesmo do início da Cúpula.


Fonte:http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2003/dez/09/178.htm

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.