VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1 ]
Subject: Um governo de opereta


Author:
Marques de Correia
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 16:30:09 06/02/02 Sun

Lisboa, 30/5/2002

Minha Cara Manuela

Escrevo-te por seres tu a alma moderada deste Governo de revolucionários. Como sabes, eu detesto revoluções e «precs», sejam eles de que cor forem. Ora, o Governo a que tu pertences anda com uma pose perfeitamente revolucionária. Deixa-me, num parêntesis, afirmar a minha alegria por tu pertenceres a esse Governo. Não foras tu, o David Justino, o Luís Filipe Pereira, o Pedro Roseta e poucos mais e a coisa podia ainda ser mais grave. Imagina um Executivo cheio de Isaltinos Morais e Morais Sarmentos... Safa! (diria eu parafraseando o nosso velho professor Cavaco Silva).

Provavelmente acharás que estou a exagerar. Mas olha que não!

Como podemos caracterizar uma actuação revolucionária? Penso que concordarás comigo nesta definição: a acção revolucionária define-se como uma ânsia de mudar tudo, sem saber para onde vamos e, muitas vezes, sem saber porquê. Quanto à fraseologia, costuma assentar em princípios gerais que as mais das vezes não têm sequer aplicação prática.

Olha agora em volta e vê o Governo, esses miúdos todos . O que têm feito e o que têm andado a dizer? Não é verdade que, em grande parte, corresponde, mais ou menos, à definição que acima fizemos. Nem sequer vou dizer que as medidas governamentais são erradas - a gente não sabe para onde vai (veja-se o caso da RTP; fica ou não sem publicidade?)! Também não vou dizer que são necessárias - a gente nem sabe por que razão são tomadas (veja-se o caso da co-incineração)! Tudo o que sabemos é que o país estava de rastos (embora nem todos tenhamos dado por isso) e que é preciso mudar tudo (enfim, uma coisa que o Lenine já tinha dito e acho que o Mao Zedong também). Vai daí, as frases são bombásticas e os ministros nem podem andar de 1ª Classe nos aviões, o que me parece exageradamente proletário e me volta a fazer lembrar o Che Guevara ou assim.

Há quem diga que a culpa é do José Manuel; que ele saiu do MRPP mas que o MRPP ainda não saiu dele... e dos miúdos que o acompanham - o Sarmento, o Arnaut, etc. Não sei, não tenho a certeza. Mas a verdade é que o estilo «enquanto houver filas de espera nos hospitais, não há aeroporto na Ota» (postulado barrosista) faz lembrar aquele do «enquanto houver um português sem pão, a revolução continua», que tanto pode ter sido dito pelo Salazar como pelo Vasco Gonçalves.

Enfim, Manuela, quero alertar-te para o facto de não haver boas e más revoluções. As revoluções são todas más! Libertam energias destrutivas e levam-nos a becos sem saída. A continuar assim, temo ver o Governo (cheio de rapaziada inexperiente) a desencadear uma revolução cultural para mudar as mentalidades, ou algo pior. Chamo-te a atenção para o facto de o dever do Governo ser governar esta gente - chata, rezingona, atrasada, burocratizada, reivindicativa e conflituosa - que são os portugueses. Não nos tentem mudar nem nos tentem melhorar a vida (esse foi o erro do Guterres), tentem apenas não atrapalhá-la. Tu, minha cara, que tens o bom senso e humor indispensáveis, toma conta do assunto. E, se for preciso, dá uns tabefes nesses miúdos.

Aceita os cumprimentos do

Marques de Correia

(comendador@mail.expresso.pt)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Simplesmente genial...Fernando Redondo08:22:27 06/03/02 Mon


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.