VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 04:14:57 01/23/03 Thu
Author: Shirlene Bemfica
Subject: Crenças

1- Richard & Lockhart (1994) separam os tipos de crenças em grupos.
Quanto as crenças a respeito da natureza da língua, eu imaginava que só seria possível aprender se estivesse morando fora, no país da língua alvo e hoje percebo que não é verdade. Visitei um país onde a língua inglesa é falada e não tive problemas em me comunicar, mas percebi que mesmo lá, alguns nativos imaginam isto, pois me perguntavam se tinha morado antes lá ou se já tinha estudado lá antes. Esta crença que tinha não interferiu no meu desenvolvimento porque tive a oportunidade de estudar mais a respeito da abordagem comunicativa e percebi que se atendo o objetivo da comunicação, ok, mas quantos alunos não tem esta oportunidade. Estas crenças podem criar raizes impedindo o aprendizado do aluno.

Uma diferença que observei e que os autores discutem são as crenças a respeito dos falantes de língua inglesa e os falantes não nativos. Esta crença segundo eles englobam diferenças culturais e pude observar isto. Nós brasileiros geralmente olhamos nos olhos quando estamos conversando com alguém e isto pode ser constrangedor quando conversando com falantes de outros países. Quando comecei a estudar a língua inglesa eu acreditava que deveria aprender toda a gramática para depois começar a ter aulas de conversação. Richards e Lockhart caracterizam este tipo de crenças como as relacionadas ao uso ou não das quatro habilidades integradas. Esta minha crença era reforçada pelo método que comecei a aprender (audiolingual) e foi negativo pois demorei muito a ter fluência na habilidade de falar e na habilidade de ouvir.
Como discuti anteriormente a respeito da influência da abordagem de ensinar nas crenças dos alunos, acredito que é a crença que mais prejudica e causa conflitos externos e internos nos alunos e professores. Os autores caracterizam as crenças a respeito do ensino e aprendizagem e elas tem influência direta e geralmente negativa no ensino e na aprendizagem. Professores que aprenderam em uma abordagem mais tradicional tendem a repetir s modelos, os alunos uma vez que recebem este modelo repetido sentem dificuldades de se desligarem desta abordagem e têm dificuldades em aulas com abordagens mais comunicativas. O comportamento do aluno em classe com certeza vai ser coerente aos seus objetivos com a aprendizagem da língua estrangeira e o seu desempenho também.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.