VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 13:56:49 01/25/03 Sat
Author: Nara
Subject: Seminário de Estratégias

1 - Segundo Tumposky (1991) as crenças dos aprendizes de L2 é influenciada pelo contexto social de aprendizagem o que consequentemente acaba por influenciar a atitude destes aprendizes no processo de aprendizagem da língua.
O texto apresenta crenças que os aprendizes têm em relação à natureza da língua inglesa: alguns consideram-na uma língua difícil, outros consideram a gramática a parte mais difícil de se aprender, e ainda há aqueles que a julgam como a língua mais importante no mundo.
O texto apresenta ainda crenças em relação ao aprendizado da língua( tópicos que os aprendizes consideram necessário ou não de se estudar/aprender), crenças em relação aos professores (a matéria que seria ideal que eles ensinassem), crenças em relação aos objetivos de se aprender a língua inglesa, etc.
Como professores de L2 e também alunos é comum verificarmos a existência de crenças e mitos em relação ao aprendizado. É comum nossos alunos acharem que para se aprender de fato a língua é necessário “estudar” no país- alvo (ir para o exterior) pois assim ocorrerá uma exposição mais autêntica à L2.
Muitos alunos acreditam que para se aprender uma língua é ideal que o professor seja nativo.
As crenças e mitos que os aprendizes têm com certeza influenciarão de alguma maneira no aprendizado da língua. Cabe principalmente aos professores trabalharem no sentido de dismistificar os conceitos e pré-conceitos dos aprendizes em relação à língua para que estes não impeçam a aprendizagem.

2 – “Os estilos cognitivos podem ser pensados como as pré-disposições para as abordagens de aprendizagem particulares de cada aprendiz, o que está intimamente relacionado aos tipos de personalidades destes. As diferenças nos estilos cognitivos dos aprendizes refletem as diferentes maneiras que estes aprendizes respondem às situações de aprendizagem.”
Alguns alunos gostam de trabalhar em grupos enquanto outros preferem fazê-lo individualmente. Muitos gastam um bom tempo “planejando” antes de executarem uma tarefa qualquer, outros são mais práticos e gastam pouco tempo com planejamento, vão resolvendo problemas à medida que executam uma atividade.
Alguns gostam de “arriscar” na solução de problemas e tomadas de decisões, outros não, etc.
Estes diferentes estilos são facilmente percebidos em sala de aula. Sabemos entretanto que há uma certa dificuldade de se “atender” adequadamente a todos alunos com seus estilos de aprendizagem individuais. Não é tão fácil lidar com esta situação, mas também não é impossível proporcionar atividades variadas e incentivar o uso de diferentes estratégias de aprendizagem para que os alunos possam aproveitar seus estilos próprios.

Um abraço
Nara

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.