Author:
Guilherme Statter
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 5/11/04 20:16
In reply to:
Jorge Nascimento Fernandes
's message, "Re: O QUE SALVOU BUSH ( E SANTANA ?)" on 5/11/04 12:29
>Em relação ao Bush,
>parece-me claramente uma interpretação errada. Os
>americanos não ligam nenhuma à opinião pública
>internacional. Mais, ficam completamente aparvalhados
>quando se apercebem de que o mundo não gosta da sua
>política externa. Mais ainda, têm uma olímpica
>ignorância pelo resto do mundo. Portanto, não foi de
>certeza o que se pensa fora da América, completamente
>ignorada no seu interior, que motivou os americanos a
>darem a vitória a Bush.
Peço licença para discordar...
As outras razões apontadas são também muito importantes... Mas seria bom (em termos de análise) não atribuir aos eleitores americanos em geral essa "olímpica ignorância" ou que "não ligam nenhuma à opinião pública internacional".
Desde a política agrícola (vinhos franceses... trigo americano, são apenas dois exemplos assim a correr) até ao proteccionismo americano às suas obsoletas aciarias/siderurgias, passando pela mais que planetária cobertura de tudo quanto é acontecimento (o lobi fundamentalista cristão de apoio a Israel...), tudo com reflexos no dia-a-dia de milhões de trabalhadores/eleitores americanos, tudo isso não permite que se afirme aquela "olímpica ignorância" ou que se diga que "não ligam nenhuma à opinião pública internacional".
Era ver as manifestações anti-francesas aqui há dois anos atrás. Um pouco por toda a parte (na América "profunda").
Quanto ao resto, (designadamente a referência ao artigo do MST) e no que diz respeito aos "States", tal só vêm confirmar aquela asserção de uma espécie de "reflexo de laager" (pôr os carros dos pioneiros "do Oeste" em círculo para melhor se defenderem dos "Índios"), reflexo esse muito bem referido pela autor da carta.
Não se trata de "ignorar" ou "desconhecer" o "mundo exterior"... Trata-se antes de reagir quase de modo "reflexo", contra as ameaças reais e imaginadas desse mundo exterior. Neste caso, diríamos a "raiva" contra aqueles Europeus que não só não os apoiam como ainda os criticam.
Cordiais saudações,
Guilherme Statter
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|