VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 07:01:23 11/01/04 Mon
Author: Regina Maria
Subject: RESUMO DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA
In reply to: Antônio Carlos 's message, "RESUMO SEMANA 11" on 04:10:21 11/01/04 Mon

RESUMO DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA

GUMPERZ, John J. Convenções de contextualização. In RIBEIRO, Branca & GARCEZ, Pedro (org.) Sociolingüística interacional. Porto Alegre: Editora Age, 1998. (capítulo 6) p.98-119
GUMPERZ, John J. Discourse strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
As pistas sociolingüísticas são as convenções de contextualização que indicam nossas intenções comunicativas ou nossas inferências com relação a nosso interlocutor.
PISTAS LINGÜÍSTICAS: alternâncias de código, de dialetos e de estilo.
PISTAS PARALINGÜÍSTICAS: valor das pausas, do tempo de fala e dos sinais culturalmente estabelecidos.
PISTAS PROSÓDICAS: entoação, acento e tom.
PISTAS NÃO VOCAIS: direcionamento do olhar e entre interlocutores, posturas e gestos deles etc.
Gumperz privilegia o discurso, no processo de inferência conversacional e destaca alguns pontos:
1) Contribuição da pragmática: implicatruras conversacionais na compreensão dos processos inferenciais compreendidos em seqüências de conversas espontâneas e em situações não idealizadas.
2) Necessidade de entendermos a contextualização a partir de uma compreensão das forças ilocutórias contidas na elocução, isto é, dos atos de fala.
3) Contribuição dos analistas de conversação sobre o efeito da seqüencialidade nas construções discursivas face a face.
4) O processo inferencial é de natureza sugestiva, nunca assertiva baseado em presssuposições.
Gumperz defende a idéia de que a diversidade lingüística é mais do que uma questão de comportamento. Ela funciona como recurso comunicativo nas interações verbais rotineiras, baseadas em conhecimentos e esteriótipos.
As pessoas interpretam uma elocução no momento em que ela está acontecendo, isto é, elas definem a interação em termos de um enquadre ou esquema identificável e familiar.

Pistas de contextualizações
As pistas de contextualizações são todos os traços lingüísticos que contribuem para a sinalização de pressuposições contextuais que aparecem sob várias manifestações lingüísticas, dependendo do repertório lingüístico de cada participante determinado por seu histórico social.
As pistas podem ser identificadas em dialeto, estilo, prosódia, léxico, sintaxe, expressões formulaicas, aberturas e fechamentos conversacioanais e estratégias de seqüenciamento podem todos terem funções semelhantes de contextualização. Os significados das pistas são implícitos.
Por fim, o autor exemplifica o assunto com partes de corpus e vai explicando as contextualizações contidas nelas.
Finaliza deixando a entender que os fenômenos sociolingüísticos são mais fortes numa interpretação que o significado lingüístico da gramática contrastiva. Há uma origem histórica das tradições interpretativas que devem ser consideradas.

TANNEN, Deborah & WALLAT, Cynthia. Enquadres interativos e esquemas de conhecimento em interação: exemplos de um exame/consulta médica. In RIBEIRO, Branca & GARCEZ, Pedro (org.) Sociolingüística interacional. Porto Alegre: Editora Age, 1998. (capítulo 7) p.120-141

O trabalho é uma proposta de melhor clareza para as noções de enquadre e esquemas usando o ângulo da psicologia e amplia a discussão de enquadres para abranger e integrar o sentido antropológico e sociológico do termo.


Há duas categorias de enquadre, o INTERPRETATIVO:saber o que se passa na interação e o ESQUEMA: estruturas de conhecimento. São as estruturas de expectativas e variam conforme o diferentes cenários.

Enquadres interativos referem-se à definição do que está acontecendo em uma elocução. Sem essa noção, nenhuma elocução pode ser interpretada. Ex.: uma discussão pode mal interpretada e originar uma briga.

São as expectativas dos participantes com relação às pessoas, objetos, eventos e cenários no mundo. Esse esquema é diferente dos alinhamentos negociados em uma determinada interação, são os conhecimentos prévios à interação.

Identificamos os enquadres e esquemas associando pistas lingüísticas e paralingüísticas, a maneira como as palavras são ditas e um contexto já conhecido pelos participantes.

O elemento chave no enquadramento é o uso de registros lingüisticamente identificáveis. Registro, conforme a definição de Ferguson (1985), é simplesmente “variação condicionada pelo uso”: convenções para escolhas lexicais, sintáticas e prosódicas consideradas apropriadas para o cenário e para a platéia.

A maior parte do texto é uma análise dos enquadres que acontecem em uma consulta à pediatra que exemplificam a teoria.

Os enquadres e esquemas operam de maneira semelhante em todas as interações face a face, embora os enquadres e esquemas específicos irão necessariamente varia em diferentes cenários, diferenças individuais e sociais, tanto em termos de enquadres e esquemas, como nas pistas e nos marcadores lingüísticos e não-verbais pelos quais esses enquadres e esquemas são identificados e criados.

Regina Maria Gonçalves Mendes

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.