VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 18:07:11 11/22/04 Mon
Author: Regina Maria Gonçalves Mendes
Subject: RESUMO DA DÉCIMA QUARTA SEMANA

Higiene Verbal para Mulheres: Desaplicação Lingüística

Cameron discute as práticas do treinamento da língua e da comunicação desenvolvida buscando maior eficácia do estilo de comunicação em público e na vida profissional das mulheres. Pesquisas sobre diferenças do gênero no uso da língua pelas mulheres em relação ao homem, são vistas como problemáticos em determinados domínios lingüísticos e que os treinamentos devem ser dirigidos como a parte de uma estratégia para que elas consigam oportunidades iguais. A proposta é solucionar lingüística e politicamente com aplicação aos problemas do mundo real, de forma a alcançar um modelo de interação relacionada ao gênero de inteiro domínio e consciência públicos que estão sendo incorporados nos programas de comunicação com habilidades de treinar. Tais programas aparecem sob uma variedade de títulos, incluindo assertivas de gerência, liderança e eficácia pessoais, simplesmente uma comunicação que quando puderem alvejar ambos os sexos como estagiários, há uma tendência para que alvejem mulheres (habilidades de liderança para as mulheres, mulheres em gerência, mulheres assertivas) na suposição que mulheres têm necessidades de treinamento distintas e talvez mais pressão. Cursos desse tipo são dados dentro de um contexto escalado, o principal é treinamento no local de trabalho (freqüentemente sob rubrica de igualdade de oportunidades policiada) ...

As práticas de educação e treinamentos são uma categoria do tipo prática lingüística e metalingüística chamada higiene verbal. Este termo pretende abranger um jogo diverso das atividades ligadas pela idéia de que algumas maneiras de usar a língua têm uma preferência moral em detrimento de outras. As participantes usam no treinamento, leituras com versões popularizadas (ex.: revistas femininas e livros de auto ajuda), literatura de descrição e avaliação de práticas de treinamento.

O campo de estudos da linguagem e do gênero emergiram durante os anos 70, houve um interesse não somente no atual comportamento verbal das mulheres e homens, mas também nas normas prescritas para eles em textos especialistas e de conselho popular da idade média. No século dezoito, as mulheres de todas as classes tinham um discurso confinado na esfera doméstica privada, cultivo da arte de ouvir e prolongar a fala dos interlocutores masculinos, e concordar de alguma exposição de sagacidade, erudição, grosseria ou agressão. Não sabemos, de fato, se a mulher seguia esses conselhos, mas o esteriótipo de discurso contido feminino ainda era forte nos anos 50.

Durante os vinte anos passados, as mudanças sociais fizeram desejável modificar o conselho tradicional. Grande número de mulheres da classe média têm se inteirado do trabalho de market, incluindo os setores profissionais previamente monopolizado pelo homem; e aí o ressurgimentos do feminismo, um reflexo que tem sido difundido em pública aceitação de uma ideologia de oportunidades iguais. Os governos, as instituições públicas, capitães de indústrias e políticas educacionais estão sob pressão para no mínimo serviço de bordo para o princípio que de todas as oportunidades similares surgem seus méritos.

Houve tempo em que ensinavam as mulheres a restringir a fala à vida doméstica ouvindo mais que opinando. Atualmente há grande interesse em se estudar o comportamento atual e verbal de mulheres e homens, e também as normas prescritas à eles em textos especialistas e nos textos. Entretanto esse tipo de instrução foi modificado, pois as mulheres entraram no mercado de trabalho que antes era dos homens, e junto com isso veio o feminismo que reivindicada igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

A mulher passou a ter dificuldades estruturais e culturais, pois passou a ter mais responsabilidade, além de trabalhar fora de casa, ainda teria que trabalhar dentro dela.
A autora questiona a idéia de que a mulher usa uma comunicação inadequada nos contextos profissionais e sobre a o uso do treinamento assertivo para corrigir isso.
A mulher tem mais dificuldade que o homem de se impor.

Ajustar o comportamento da mulher com a do homem, pode favorecer ainda mais a aproximação das diferenças, sendo improvável de acontecer no trabalho hierárquico. Espera-se que mais mulheres participem na vida pública e desenvolvam mais seus estilos individuais.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.