VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:45:43 11/29/04 Mon
Author: Andrea Cristina Pereira
Subject: Artigo On Line -15 semana


NEGOCIANDO UMA NOVA CULTURA PARA SE FAZER APRENDIZADO

Um estudo de interação em Ambiente virtual com
Atenção Especial no Papel do Professor

L. Kuure, M. Saarenkunnas e P. Taalas

Artigo retirado do Periódico “Apples”
Applied Linguistic Studies

Este artigo relata os aspectos da abordagem da interação ,aprendizado e do professor em projetos de aprendizagem em ambientes virtuais, e como os estudantes percebem as intervenções dos professores pela web.
A importância da interação é amplamente enfatizado seguindo os princípios sócio cognitivos( Resnick, Levine & Teasley,1989) e sócio culturais( Lave & Wenger 1991)Estes princípios observam que a maioria do conhecimento é uma interpretação de experiências pessoais e sociais: o conhecimento é juntamente construído em interação( o saber entender e o processo de construção de conhecimento) é um ponto importante para desenvolver novas soluções educacionais e redefinir o papel de professores e estudantes.
Os professores mais experientes, são os “gate-keepers”detentores da chave do conhecimento e são eles que arranjarão oportunidades para os estudantes se interagirem no processo de aprendizagem. Por exemplo, ouvindo como os estudantes conceitualizam os tópicos de aprendizagem o professor será capaz de Se engajar em negociações de entendimento mútuo. Este conceito é defendido por pesquisas em aprendizado colaborativo( Dellembourg, 1999), os quais acentuam o papel de negociar uma base comum como uma parte essencial do processo de aprendizagem.
O modelo de interação tradicional na sala de aula,IRF( iniciação, respostas e feedback) , não são propícios a estas negociações.Conhecimento, entendimento e objetivos compartilhados são construídos quando todas as partes iniciam e fecham conversações.
Há evidencia do estilo de discurso do professor afetando o tipo de discurso criado em situações de aprendizagem.Isto parece ser o caso mesmo quando o contexto institucional requer que certos procedimentos recaiam no professor( responsabilidade para o processo, motivar todos estudantes para o estudo, contribuir para a atmosfera comunicativa). As práticas, objetivos... da situação interacional devem ser renegociados juntos entre aqueles que estão envolvidos na ação.
Os papéis de professores e estudantes parecem ser flexíveis. O que parece mais justo identificar são várias identidades que andam juntas em um propósito contínuo que passa por “recém- chegados” até “amigos de caminhada” e” velhos amigos”.O professor ao invés de passar o conteúdo aos estudantes, de um ponto de vista de especialista, ele deve se engajar em projetos de pesquisas colaborativas com os estudantes, um dando suporte ao outro no processo e aprendendo como participantes iguais.
Novos ambientes de aprendizagem estão sendo requeridos, especialmente em ambientes virtuais.Os estudantes precisam ser autônomos independentes e auto-guiadores de seus aprendizados, e professores devem ajudar neste processo sem precisar estarem na interação face-a-face. É através destes novos ambientes que os professores serão forçados a projetarem novas práticas de ensino.
O propósito da projeto era introduzir estudantes na cultura do ensino e aprendizagem, encorajando-os a se envolverem em solução de problemas que tratassem sobre questões do trabalho educacional do cotidiano junto com uma variedade de profissionais
Esta lista certamente serve como um bom ponto de partida quando tenta explorar dos diferentes lados dos papéis dos mentores e da interação ensino/aprendizagem. Ela dá atenção à variedade de estratégias possíveis para ação e foi uma boa ferramenta para desenvolver práticas de ensino. Entretanto,os autores notaram que o desenvolvimento de uma orientação de sucesso não pode ser fundar somente na abordagem estratégica. Primeiro, se as estratégias de ensino são focadas muito forçosamente, a importância da negociação do significado pode não ocorrer. Nos esquecemos facilmente que as verdadeira reciprocidade na interação também envolve escuta. Quanto mais os professores derem aos estudantes espaço para se comunicarem e elaborarem seus pensamentos e concepções, melhor eles podem levar em consideração suas perspectivas no processo de orientação.
Segundo, uma vez que a interação é um processo de negociação de significados,, deve ser observado que o feedback dado pelo professor pode ser interpretado em várias maneiras dependendo do ouvinte, por exemplo, um comentário entendido como um reconhecimento social pode ser entendido como crítica..Da perspectiva do professor é impossível achar que tipo de processo de pensamento o movimento de orientação individual produz em um estudante. Isto se torna importante na comunicação assincronica no ambiente virtual por causa do atraso no ritmo das trocas e da falta de significados extra-linguisticos para se interpretar os significados pragmáticos.
Este estudo enfoca o exame de fontes interpretativas disponíveis no contexto de aprendizado que contribuem em explicar como os participantes de ambientes virtuais percebem o papel dos mentores( professores).Os resultados implicam que o entendimento de aprendizagem virtual requer cuidadosas considerações de todos os fóruns , nos quais as atividades de aprendizado são realizados e negociados.O desenvolver de pedagogias de sucesso não é uma questão de desenvolver tipos particulares de modos para ambientes de aprendizagem; é envolver professores e estudantes no desenvolvimento de processos colaborativos de aprendizagem, e pra isso os professores tem que desenvolver ferramentas ou métodos para analisar o processo de estudo, enquanto está em progresso, tanto para classes como para cursos virtuais.Precisamos desenvolver práticas pedagógicas que capacitem negociação de nova cultura pra se fazer aprendizado junto com estudantes.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.