Author:
observador curioso
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 24/02/05 18:02:36
In reply to:
Fernando Penim Redondo
's message, "A “política” como ópio do povo" on 22/02/05 17:51:34
Fernando Penim Redondo, o "patrão" deste fórum, está profundamente desiludido com a democracia avançada no limiar do século XXI em que vivemos. Não acredita que o sistema possa gerar outro tipo de sociedade, não acredita na luta de classes, não acredita nos ensinamentos da história. descrê e até já nem se dá ao trabalho de votar.
Votar para quê? O que é preciso é pensar de novo na transformação da sociedade e no que será a alternativa ao sistema capitalista. E como essa alternativa ainda não está suficientemente elaborada, embora já saibamos que assenta nas contradições geradas pelas novas tecnologias da informação - o digitalismo - nada vale a pena no actual quadro, nem ir votar nos partidos de esquerda, ou melhor, nos partidos que se convencionou chamar de esquerda.
A revolução já não será fruto da luta das classes exploradas - sejam lá estas o que forem - nem de nenhuma vanguarda operária porque já não há operários mais sim informáticos ou operadores de consolas digitais.
Quem dominar o mundo da informática dominará o Mundo. Assim a nova classe revolucionária serão os hackers políticos.
Brincadeira e ironia à parte, Redondo não sabe para onde vai. Anda perdido como muitos. Esquece que a vida é muito curta e que devemos escolher as nossas opções a curto e médio prazo e deixar para os vindouros os amanhãs que cantam e as alvoradas da felicidade. Devemos contribuir modesta mas empenhadamente para, pouco a pouco, minorar os malefícios da sociedade de consumo e de destruição do planeta em que vivemos, temos o dever de lutar contra a prepotência, contra a injustiça, contra a opressão em todas as suas formas. Votar em quem tem os mesmos objectivos é um primeiro passo, não o único, mas importa.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|