VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

18/10/24 11:14:19Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Re: O «day after»


Author:
Carlos Gonçalves
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 25/02/05 12:33:54
In reply to: Vasco Pulido Valente, Público, 25/02/05 's message, "Um novo "ciclo"?" on 25/02/05 11:39:17

Carlos Gonçalves, Avante, 24/02/05

O «day after»

Os partidos de direita no governo sofreram nestas eleições uma derrota pesada, perderam doze pontos percentuais, vinte e nove mandatos, meio milhão de votos e juntos obtiveram a mais baixa percentagem de sempre em legislativas. A dimensão desta derrota é a expressão clara da profunda exigência duma mudança real no rumo das políticas prosseguidas.

As causas da derrota são bem mais fundas que as incontáveis «trapalhadas» referidas por certa «opinião publicada» – que sempre minorou as trafulhices, desaforos e traições do P.Ministro – e têm a ver com o repúdio massivo do cerne das políticas de direita de D.Barroso, P.S.Lopes, P.Portas, M.F.Leite, Bagão F. e etc., muitas delas idênticas a orientações dos anteriores Governos PS e a anos e anos de «vira o disco e toca a mesma».

E é significativo que, agora mesmo, J.Sócrates insista no «pessimismo» e no «estilo» de P.S.Lopes como as questões fundamentais a «rever» e que, a coberto da maioria absoluta, abra caminho à continuação das políticas de direita mais essenciais.

O «dia seguinte» das forças políticas de direita nasceu sombrio e com a crise profundamente instalada.

No PSD não parece que a demissão de P.S.Lopes impeça o ajuste de contas e um Congresso de «guerra civil», com os barões perfilados e as ambições desenfreadas, talvez não tanto pela liderança, mas pelos «tachos», as autarquias e as presidenciais (com Cavaco e P.S.Lopes pré candidatos). E quase tudo é possível, conforme aquele velho princípio laranja de que o matricídio só é legítimo para ir ao «baile do orfanato», ou seja, por qualquer ambição pessoal ou serviço dos interesses.

No CDS também vai haver Congresso, e o alastrar da guerra intestina só está à espera de se saber se as «lágrimas de crocodilo» da demissão de P.Portas são mera manobra recorrente do velho projecto de liderança de toda a direita.
E veremos se P.S.Lopes e P.Portas estão sintonizados em objectivos complementares, ou se implode o «pacto de silêncio» das pulhices da direita que nos (des)governou.

Assim, importa relevar três ideias. A primeira é que a crise dos partidos de direita ainda agora começou. A segunda é que a direita dos interesses, apesar da vontade de mudança expressa nas eleições, tudo fará para que este PS se confirme como instrumento da continuidade das suas políticas de classe. E a terceira, e mais importante, é que o PCP e a CDU estão neste «day after» em bem melhores condições de prosseguir a luta por uma mudança a sério.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: O «day after»Não há pachorra25/02/05 16:17:07


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.