VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/12/24 16:05:04Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: A posição da Renovação Comunist sobre os resultados das eleições autárquicasa


Author:
www.comunistas.info
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 13/10/05 17:43:39

A posição da Renovação Comunista

sobre os resultados das eleições autárquicas



Os resultados das eleições autárquicas constituíram uma significativa derrota para o Partido Socialista, que não conseguiu atingir nenhum dos objectivos que se tinha proposto alcançar. Esta derrota só marginalmente foi compensada pelos resultados obtidos pelos partidos à sua esquerda, com a conquista de câmaras e mandatos autárquicos. Aos resultados eleitorais obtidos por este partido não são alheias a natureza de alguns dos seus programas eleitorais, insistindo em realizações alheias às necessidades e expectativas das populações, a campanha eleitoral realizada por algumas candidaturas, o estilo de intervenção de alguns dos seus candidatos e, principalmente, as medidas tomadas nos últimos meses pelo executivo liderado por José Sócrates.



Na análise da Renovação Comunista, a hostilização de segmentos diferenciados do eleitorado sem contrapartidas de curto prazo constituíram o factor preponderante que ditaram a derrota do Partido Socialista e o consequente desbaratamento da maioria absoluta alcançada nas eleições de Fevereiro. Com estes resultados, o governo saiu consideravelmente debilitado, obrigando-se a rever muitas das medidas já tomadas no plano social e a inflectir nalguns caminhos que tinha traçado para o médio prazo.



A Renovação Comunista não pode deixar de fazer uma referência muito crítica aos resultados obtidos pelos partidos de esquerda em Lisboa e Porto que, ao contrário das propostas da Renovação Comunista, insistiram em concorrer em listas separadas contribuindo dessa forma para dar maior expressão política à vitória da direita.



No quadro muito complexo de divisão à esquerda, importa assinalar a eleição de elementos da Renovação Comunista nas listas do Bloco de Esquerda, partido que passou a estar representado em mais Assembleias Municipais e de Freguesias e executivos camarários. Mercê de um elevado espírito unitário, os elementos da Renovação Comunista intervieram nestas eleições com o objectivo de derrotar as candidaturas da direita e reforçar a presença das propostas da esquerda nos governos locais.



Apesar de terem merecido a confiança dos eleitores dos respectivos concelhos, a eleição de candidatos a contas com a justiça não deixa de constituir um sinal inquietante do mal-estar social que atravessa a sociedade portuguesa, a ser levado seriamente em conta, e para o qual são necessárias medidas que atalhem a tempo esta situação, nomeadamente através de programas alternativos de desenvolvimento local e de exigência de maior transparência na prestação de contas por parte dos executivos camarários.



A Renovação Comunista faz apelo ao espírito unitário de todas as forças de esquerda para que nos órgãos autárquicos em que passaram a estar representadas unam esforços e realizem as convergências programáticas que melhor defendam o desenvolvimento integrado das localidades e o quotidiano das vidas das populações.



A Renovação Comunista convocou para o dia 5 de Novembro, em Lisboa, um Encontro Nacional para tomar posição sobre as próximas eleições presidenciais.





Lisboa, 10 de Outubro de 2005



A Comissão Permanente da Renovação Comunista

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
O Bloco e as recontagens...Gonçalo Valverde13/10/05 18:29:49
Daqui a alguns séculosJoão Carlos o 1º13/10/05 23:20:09
Que peninha eu tenho do meu governinho debilitado....João Carlos o 1º13/10/05 23:27:53
A sondagem real!Honório Novo17/10/05 16:02:50
Mas afinal quantos é que a renovação elegeu? (NT)intrigado19/10/05 20:46:17
SondagensLuís Costa20/10/05 18:11:36


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.