Author:
www.comunistas.info
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 13/10/05 17:43:39
A posição da Renovação Comunista
sobre os resultados das eleições autárquicas
Os resultados das eleições autárquicas constituíram uma significativa derrota para o Partido Socialista, que não conseguiu atingir nenhum dos objectivos que se tinha proposto alcançar. Esta derrota só marginalmente foi compensada pelos resultados obtidos pelos partidos à sua esquerda, com a conquista de câmaras e mandatos autárquicos. Aos resultados eleitorais obtidos por este partido não são alheias a natureza de alguns dos seus programas eleitorais, insistindo em realizações alheias às necessidades e expectativas das populações, a campanha eleitoral realizada por algumas candidaturas, o estilo de intervenção de alguns dos seus candidatos e, principalmente, as medidas tomadas nos últimos meses pelo executivo liderado por José Sócrates.
Na análise da Renovação Comunista, a hostilização de segmentos diferenciados do eleitorado sem contrapartidas de curto prazo constituíram o factor preponderante que ditaram a derrota do Partido Socialista e o consequente desbaratamento da maioria absoluta alcançada nas eleições de Fevereiro. Com estes resultados, o governo saiu consideravelmente debilitado, obrigando-se a rever muitas das medidas já tomadas no plano social e a inflectir nalguns caminhos que tinha traçado para o médio prazo.
A Renovação Comunista não pode deixar de fazer uma referência muito crítica aos resultados obtidos pelos partidos de esquerda em Lisboa e Porto que, ao contrário das propostas da Renovação Comunista, insistiram em concorrer em listas separadas contribuindo dessa forma para dar maior expressão política à vitória da direita.
No quadro muito complexo de divisão à esquerda, importa assinalar a eleição de elementos da Renovação Comunista nas listas do Bloco de Esquerda, partido que passou a estar representado em mais Assembleias Municipais e de Freguesias e executivos camarários. Mercê de um elevado espírito unitário, os elementos da Renovação Comunista intervieram nestas eleições com o objectivo de derrotar as candidaturas da direita e reforçar a presença das propostas da esquerda nos governos locais.
Apesar de terem merecido a confiança dos eleitores dos respectivos concelhos, a eleição de candidatos a contas com a justiça não deixa de constituir um sinal inquietante do mal-estar social que atravessa a sociedade portuguesa, a ser levado seriamente em conta, e para o qual são necessárias medidas que atalhem a tempo esta situação, nomeadamente através de programas alternativos de desenvolvimento local e de exigência de maior transparência na prestação de contas por parte dos executivos camarários.
A Renovação Comunista faz apelo ao espírito unitário de todas as forças de esquerda para que nos órgãos autárquicos em que passaram a estar representadas unam esforços e realizem as convergências programáticas que melhor defendam o desenvolvimento integrado das localidades e o quotidiano das vidas das populações.
A Renovação Comunista convocou para o dia 5 de Novembro, em Lisboa, um Encontro Nacional para tomar posição sobre as próximas eleições presidenciais.
Lisboa, 10 de Outubro de 2005
A Comissão Permanente da Renovação Comunista
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|