VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/12/24 15:46:11Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: O troca-tintas


Author:
Anabela Fino
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 28/10/05 13:05:28

O troca-tintas

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, anda cada vez mais nervoso. Não se sabe ao certo se é devido aos resultados das autárquicas, à quebra de protagonismo, às crescentes dificuldades em fazer de conta que é um partido de oposição, ou à forçada abstinência que o impede de apresentar como suas ideias alheias, mas o certo é que Louçã está a perder o verniz.

Foi justamente o que sucedeu no passado sábado, em Lisboa, quando Louçã, naquele seu estilo de grilo falante, pretendeu responder à acusação feita na véspera pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que responsabilizou o PS e o BE pelo atraso no processo de despenalização do aborto ao insistirem na realização de um referendo.

Irritado com a justeza da crítica e manifestamente incapaz de produzir um único argumento válido para fundamentar a insistência em referendar o que pode ser aprovado por maioria simples na Assembleia da República, Louçã não esteve com meias medidas e bolsou para a comunicação social uma pérola do seu anticomunismo primário. O PCP, disse, esteve no poder em 1974 e 1975 e não resolveu a questão do aborto. No afã de sublinhar a «culpa» do PCP, Louçã foi ainda mais longe ao afirmar que «desde aí mais de um milhão de portuguesas tiveram de abortar», pelo que o PCP é que lhes está a dever «um pedido de desculpas».

A desonestidade intelectual, moral e política de Louçã só tem paralelo na demagogia que cultiva com tanto desvelo.
Sabendo o dirigente do BE, como sabe, que o PCP, nos governos provisórios de que fez parte, nunca dispôs de mais do que um ministro sem pasta, um ministro e um secretário de Estado; sabendo, como Louçã sabe, que nesse período ocorreram as mais profundas alterações registadas na vida política e económica do País, e que desde a primeira hora se conjugaram todos os esforços - com a empenhada colaboração do PS de Mário Soares e de todos os grupelhos de pseudo extrema-esquerda, incluindo o que viria a ser o PSR de Louçã - para barrar o caminho à Revolução de Abril; sabendo, como o ex-dirigente esquerdista sabe, que o PCP foi a primeira - e durante muito tempo a única - força política a defender a despenalização do aborto; sabendo tudo isto, dizia, Louçã também sabe que as suas palavras são, mais do que injustas, totalmente mentirosas.

É possível que Louçã, de tão habituado que está ao discurso de vendedor de banha da cobra pseudo intelectual, e mais preocupado com o efeito mediático das suas falácias do que com a substância do que diz, não tenha medido o alcance de tamanha impostura e não se tenha apercebido de que a lama que pretendeu atirar ao PCP apenas o emporcalha a ele. É esse o destino dos pantomineiros da política, que quanto mais trepam no poleiro mais se candidatam ao trambolhão.
Não é caso para dizer que o rei vai nu, já que a farroupilha verbal de Louçã nunca conseguiu tapar a indigência intelectual do autor, mas é sempre bom comprovar que a sabedoria popular lá tem as suas razões para dizer que pela boca morre o peixe. E o que não falta por aí são peixes mortos a empestar o ar.

Avante! Nº 1665
27.Outubro.2005

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
E não é o único troca-tintas. O gajo do Porto agora até descobriu...Margarida29/10/05 1:54:22
Aborto: JS admite votar favoravelmente qualquer iniciativa legislativaLusa30/10/05 23:13:23
Referendovital moreira30/10/05 23:17:37
Uma vergonha!Honório Novo31/10/05 8:57:42


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.