VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/12/24 16:25:18Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Comunicação


Author:
A Classe Operária
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 1/11/05 22:19:55
In reply to: José Carlos Ruy 's message, "Centralismo democrático" on 1/11/05 22:05:44

ComunicaçãO

Alta exigência e risco

A grande novidade dos últimos anos foi o surgimento e consolidação do Vermelho, que pulou de 38 mil visitas mensais em 2002 para mais de 400 mil em 2005





A comunicação partidária é cada vez mais chamada a cumprir o papel de disseminar a política do Partido para o crescente conjunto de filiados e militantes e as amplas camadas do povo. Seus instrumentos e o conteúdo que difundem são fatores importantes para garantir a unidade de ação política dos comunistas, sobretudo, num país de dimensões continentais como o Brasil e no qual a mídia cerceia, difama e hostiliza as forças políticas avançadas.

Neste contexto, destaca-se a criação e a consolidação do portal Vermelho, que é hoje um dos principais referenciais da esquerda no espaço da comunicação eletrônica. Trata-se de um relevante feito. O portal saltou de 38 mil visitas mensais, em abril de 2002, para mais de 400 mil visitas, em setembro último.

Obviamente, precisa galgar novos estágios de expansão e outros aperfeiçoamentos.


Os programas periódicos de rádio e TV e os programas das campanhas eleitorais, instrumentos da comunicação para milhões, buscaram difundir com eficácia e criatividade a política partidária. É uma matéria de alta exigência e risco, o que demanda crescente eficácia. Não é à toa que um dos objetivos da cláusula de barreira é diminuir drasticamente o tempo para este tipo de propaganda. O jornal A Classe Operária passou a ser quinzenal e teve sua redação reforçada. É um instrumento insubstituível para informar e formar a militância. A Classe precisa superar o gargalo da circulação e seguir o esforço que realiza para melhorar sua qualidade. Noutro plano, impõe-se constituir um trabalho de assessoria de imprensa da direção nacional e de outras instâncias que potencialize a divulgação de nossas idéias nos veículos de comunicação da mídia nacional e regional.

Questões de maior fôlego continuam a desafiar não somente o Partido, mas a esquerda e o campo progressista como um todo: a luta para democratizar os meios de comunicação, sem o que as idéias avançadas terão dificuldade para chegar ao grande público. A renhida luta política que se vivencia ressalta que a consecução de um novo projeto nacional requer que as forças progressistas tenham acesso aos veículos de comunicação de massa.

Revitalizar a Editora Anita
Entre os projetos da alçada da Secretaria Nacional de Formação e Propaganda, o de revitalizar a Editora Anita deve ser considerado como o principal desafio. Neste período desde o 10º Congresso, a exemplo do fez em mais de 25 anos de sua existência, mesmo com seus limites, a editora continua prestando importantes serviços à luta de idéias que o Partido trava e à formação do seu coletivo militante. Neste período foram lançados 33 novos livros e 18 edições da revista Princípios, além de edições da revista Presença da Mulher.
A editora também participou ao longo desse tempo de mais de uma centena de eventos, além das principais feiras e bienais de livros do país, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Ribeirão Preto, entre outras. Esta participação tem contribuído para vincar a imagem da editora como referência da esquerda marxista no mercado editorial.
Para o próximo período se impõe enfrentar o desafio de fortalecer a editora, num contexto de potencialidades, mas também de restrições, pois é um mercado no qual há uma crescente monopolização. Nesse rumo, há o desafio de constituirmos um planejamento, que inclui um conselho e uma linha editorial mais definida.
Contudo, o avanço do trabalho da editora e da revista Princípios depende em grande parte do engajamento do coletivo dirigente dos estados, uma vez que há ainda uma subestimação da revista e demais materiais da editora.

in http://www.vermelho.org.br/classe/278/pcdob.asp

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Luta de idéiaSA Classe Operária 1/11/05 22:21:50


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.