VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

24/11/24 14:06:08Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: Re: Islão, a religião cartoon; Ocidente, a sociedade hipócrita


Author:
Yosef Perez
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12/02/06 19:52:07
In reply to: Yosef Perez 's message, "Islão, a religião cartoon; Ocidente, a sociedade hipócrita" on 9/02/06 13:36:22

A discussão sobre o mesmo tema no fórum carapau:
http://carapau.webcindario.com/viewtopic.php?t=677

O que deu origem a uma nova crónica:


Vamos por partes para entender a questão. Vamos radicalizar até em 17 mandamentos.

Eram para ser 12 para poder fazer uma piadinha mais convincente sobre a religião cristã, mas acabaram por ser 17.

Ei-los


1) Deus não existe.

2) Por consequência 1.000.000.000 de muçulmanos mais uns quantos biliões de cristãos, hindus, budistas, judeus, etc., são uma cambada de ignorantes, que vivem a vida em função de algo que nunca viram, mas em que acreditam, só porque alguém (família e sociedade) lhes ensinou a acreditar.

3) Daí respeitarmos essas pessoas, mas no fundo pensamos, que são seres intelectualmente inferiores, independentemente de noutras áreas do conhecimento terem o maior sucesso, enganadas e manipulas por milhares de anos de lavagem cerebral transmitida de pais para filhos.

4) Como eles são muitos (crentes) e nós poucos (ateus), simplesmente evitamos falar e discutir sobre esta temática, pois por um lado não queremos ser chacinados, e por outro achamos que seria o mesmo que estar a falar para um palheiro. A maioria das pessoas, nunca terá capacidade para perceber um raciocínio de duração superior a 5 minutos, e as que têm recusam-se a falar sobre religião, pois religião não se discute. Dizem eles: ou se tem fé ou não se tem.

5) Mas continuamos a respeitá-los. Pelo mesmo eu continuo. Não agrido ninguém, nem destruo igrejas e outros locais de culto, chegando mesmo a frequentá-los em casamentos & afins. Não discuto o tema com pessoas sensíveis à questão e que eu sei nunca irão mudar de opinião. Nas as insulto naturalmente.

6) Eles respeitam-nos a nós, ateus? Um rápido olhar para a história das civilizações antigas e algumas das actuais dão-nos uma resposta imediata. A experiência de vida de cada um de nós também pode ajudar. Continuando.

7) No entanto há um sentimento de simpatia por grande parte das pessoas ocidentais pelos povos islâmicos. Porque cada povo tem as suas tradições e costumes e temos de saber respeitá-las, porque essas civilizações ainda estão em evolução para uma sociedade democrática e temos de lhes dar tempo, porque muitos desses povos são oprimidos e atacados militarmente pelos países imperialistas, porque nós somos pessoas tolerantes de esquerda e os outros que os criticam são fascistas irascíveis, porque sim, etc. Há um sem número de razões para que muitos tenham afeição por esses povos. Eu também tenho. Aliás penso ter afeição por todos os povos do mundo, e por isso sinto legitimidade para os elogiar ou os criticar.

8 Mas porque é que agora parece ser um tabu criticar certas gentes?

9) Porque nós somos anti-americanos (eu sou, assumido!) e eles também o são? Logo, temos de estar sempre do lado deles?

10) Eu também sou solidário com o povo palestino que se defende como pode dos tanques israelitas, sou solidário com o povo iraquiano que se defende das tropas de ocupação, sou solidário com o povo tibetano, que atrasado ou não quer ser independente da poderosa China, sou solidário com todos aqueles que se desejam libertar dos opressores, como Timor o fez há uns anos atrás. Mas não é por isso que temos de concordar e aceitar tudo o que eles façam.

11) Não é por isso que temos de ser cegos! Não é por ter sido um jornal de extrema-direita a publicar os cartoons de Maomé que nós vamos passar a atacar a liberdade de expressão, só porque somos nós de esquerda contra eles de direita! Não é porque estamos solidários com certas questões que vamos estar solidários com todas - como é ser viver no corpo de uma mulher nesses países de ditaduras islâmicas? Não é por a nossa sociedade ter mil e um defeitos, que não vamos apontar os defeitos dos outros!

12) O argumento em defesa do costumes Islâmicos dizendo que são uma sociedade em transição e cujo valor da liberdade será assimilado com o passar do tempo, é na minha opinião, no mínimo absurdo. Então porque é que aqueles que se enquadram na esquerda portuguesa, ao mesmo tempo que toleram certas coisas noutros países, sejam islâmicos, comunistas ou capitalistas, fazem palestras expondo os horrores da monarquia ou da ditadura em Portugal? Por essa ordem de ideias todas as sociedades se encontram em evolução e apenas devêramo-las aceitar como tal. A crítica deixa de fazer sentido se não for coerente.

13) Quanto às críticas relativas à liberdade de expressão, mais especificamente às caricaturas que deram o mote a esta discussão, atinge a hipocrisia se vier de certas pessoas, cujos exemplos dei no manifesto, ou de certas sociedades, neste caso aquela que eu quis atingir, a Ocidental.

14) Resumindo: a liberdade de expressão é um valor fundamental da sociedade (penso não ser necessário explicar porquê) e deverá ser defendida a todo custo, mesmo que para isso tenhamos de ofender certas pessoas. É diferente levar com um cartoon num jornal de que não gostamos, do que levar com uma bala no olho...

15) E viva aos cartoons sobre o holocausto, cujo o concurso está a ser lançado no Irão, por um jornal!

16) Já agora, o holocausto é um mito ou realidade?...



Yosef Perez

PS:

Mandamento 17 (correcção ao ponto 1) - Deus existe. Na cabeça das pessoas...

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.