VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

6/11/24 5:47:21Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: La France est malade


Author:
Jorge Fiel
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 20/03/06 12:07:00

ADORO a França. Considero-me uma espécie de filho adoptivo da sua cultura.

Tenho o La Vie Théodore, de Alain Souchon, na aparelhagem da sala e ontem adormeci a ouvir o Kensington Square, de Delerm. O livro que tenho na mesinha de cabeceira é o Les Nouveaux Mystères de Paris, de Léo Malet, o passaporte para uma viagem no tempo até à Paris dos anos 50 e 60, vivida na pele do detective Nestor Burma.

O meu museu favorito é o de Orsay e o De tanto bater o meu coração parou, de Jacques Audiard, está no «top» dos cinco melhores filmes que vi nos últimos anos.

Para mim, luxo é tomar um pequeno almoço de «maccarons», «croissants», sumo de toranja e chocolate quente na Ladurée, da Madeleine. E uma tarde de sonho compreende compras de Banda Desenhada na Librairie Album (Quartier Latin), devorar de um fôlego a 2ª parte do Voo do Corvo, de Gibrat, sentado numa cadeira verde do Jardin du Luxembourg, beber uma cerveja numa esplanada da cinematográfica Place de la Contrescarpe, apreçar «reblochons» e «chèvres» nas queijarias da rue Mouffetard, e beber um chá num pátio da Mesquita de Paris.

Dito isto, devo acrescentar que a França está gravemente doente, e que os sintomas já são muitos e variados. Foi a revolta dos excluídos dos subúrbios que escapou ao controlo das autoridades. É, agora, o patético levantamento dos estudantes contra uma tímida medida governamental que lhes favorece o acesso a um mercado de trabalho bloqueado.

Com a actual legislação laboral, a França (tal como nós!) não vai a lado nenhum. Ao contratar alguém, um empresário fica algemado a um contrato desigual - o empregado pode despedir-se mas ele não o pode despedir - e mais forte e indissolúvel que os laços do matrimónio.

Em Maio de 68, os estudantes eram revolucionários que queriam a imaginação ao poder, eram agentes da mudança, da destruição criativa que foi a marca de água do século XX - num longo caminho que começou nas artes, com a desconstrução das formas, feita pelos cubistas, e desaguou na subversão da moral burguesa, protagonizada pelos estudantes do Maio francês.

Em 2006, os estudantes são conservadores que perseguem uma miragem ao exigirem do Governo Villepin a garantia de um emprego bom e para a vida.

Os estudantes de 1968 eram netos dos «sans culottes» da Revolução Francesa e filhos da Comuna de Paris. Os estudantes de 2006 são jovens burgueses pançudos, que têm a pança no pior sítio - na cabeça.

Esta França esclerosada de Le Pen, dos agricultores coléricos que não têm vergonha de viver à custa da PAC, dos estudantes rascas, esta França não é digna dos seus geniais antepassados, que inventaram a liberdade, a igualdade, a fraternidade - e também o Astérix, o champanhe e a «joie de vivre».

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Com papas e bolos se enganam os tolos - Ou de como ser reacionárioGuilherme Statter20/03/06 13:13:58
Une autre maladie...IRS20/03/06 13:21:20
A França precáriaTeresa de Sousa21/03/06 18:21:41


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.