VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12[3]4 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:48:20 05/02/06 Tue
Author: Alex Alves Bastos
Subject: Semana 8 - Alguns Princípios no Ensino da Escrita

Semana 8:
Pontos importantes do texto:
Verifiquei alguns pontos importantes e interessantes abordados no texto em relação ao que se propõe, o ensino da escrita em LE.
Creio que a apresentação de atividades, conhecidas ou não, são muito gratificantes por apresentarem ao professor novas possibilidades de um ensino diversificado, embasado e contextualizado ao cotidiano. Ideal para aquele professor que “foge” dos métodos convencionais de ensino, do tudo pronto e “mastigado” de alguns métodos ultrapassados, e que deseja apresentar ao seu aluno uma “língua viva”.
O texto de Jorge Silva apresenta e renova idéias para uma turma ou turmas, sabendo diferencia-las levando em conta a particularidade e o desenvolvimento de cada uma.

Trabalhar com a diversidade textual é fundamental e o professor deve ser diversificado, não se pode ensinar apenas uma escrita dada como culta e correta, retirada de livros e manuais eruditos da língua estudada, há de se trabalhar cartas, bilhetes, jornais, revistas, bulas de remédio, propagandas, peças de teatro, embalagens, entre outros.
Tudo isso pensado junto com as outras habilidades de escuta e fala.

“A Escrita é um processo”, diz Silva e completo: lento, demorado e trabalhoso. Até o aluno chegar ao BOM TEXTO, terá de ter escrito muitas páginas, pois, segundo o texto proposto, chegar ao produto final é de alguma maneira, pensar/ refletir sobre este.
É fácil ter coerência e coesão em LE?
Vocabulário para um texto qualquer?
Saber as regras gramaticais diferentes de sua língua materna?

Cabe ao professor guia-lo e não é tarefa fácil, por que para ensinar é preciso dominar e não se pode enganar por muito tempo. Lembro-me da famosa frase de Abraham Lincoln:
“Você pode enganar todos durante algum tempo,
Você pode enganar alguns durante todo o tempo,
Mas você não pode enganar todos durante todo o tempo.”
E enganar a si mesmo é fazer mal para você e para o outro.


Como eu desenvolvi a escrita em LE em comparação com o texto?

A minha prática de desenvolvimento da escrita foi ótima e tem muito do texto que lemos, uma vez que desenvolvi no CENEX, lugar que propõe uma metodologia mais interativa e comunicativa.
Cada professor, a sua maneira, procurou apresentar nos a LE em questão de uma maneira diferenciado dos livros / métodos “parados” e ultrapassados.
Filmes, redações, encenações, análises de situações, debates, foram algumas maneiras inteligentes para desenvolver as habilidades em diferentes níveis.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.