VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/12/24 14:23:02Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]
Subject: O Google é o Marx que deu (quase) certo


Author:
Badger Vicari (Jornal de Beltrão, 11/02/2007)
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 11/02/07 10:04:34

O Google comprou o You Tube, no ano passado. O Google, criado em 1998, é o maior site de buscas do mundo, com acesso a mais de 1,3 bilhão de páginas. Seu site de buscas possui cerca de 100 milhões de consultas diárias. O You tube — site de vídeos — nasceu em 2005, e virou febre.
Estamos condenados, o futuro é a internet, dizem todos. Marx, que estudou o capitalismo e suas revoluções, engendrou seu fim teórico. Fazia caricatura do seu próprio raciocínio dizendo que um dia o mundo seria de um só trilionário e o resto seríamos proletários.
Bom, na verdade não sei se Marx tinha senso de humor para brincar assim. Mas o método marxista permite essa simplificação débil, nem que se demorasse centenas de anos.
O futuro será de uma só megainternet? Uma megaTV? Um megajornal? Uma megaempresa? Um megapensamento-único-para-toda-humanidade?
Quando Marx estudou, se baseou na acumulação capitalista, e o mundo do trabalho dividido em classes. Pelo menos desde a segunda guerra, grandes pensadores começaram a questionar isto, acusando uma mudança de vida turbinada pela silenciosa (eu disse silenciosa?) revolução tecnológica. E agora é quase lugar comum perceber que a dinâmica do trabalho jogou aquela visão comunista na lata do lixo da história. Celular e internet, para usar os exemplos mais corriqueiros, permitem autonomia de serviços e iniciativas. A clássica divisão patrão x empregado cede lugar para cooperativas, S/As, terceiro setor, pequenos projetos locais onde vale antes a qualidade de vida do que o lucro desenfreado.
Marx errou, mas também ninguém acertou. A tecnologia pegou todos à traição. E pode ser uma ironia, sim, que o capitalismo hiperavançado de hoje se encontre parcialmente nas obras marxistas do século 19. Mas com um detalhe destruidor: yes, o Google pode engolir a todos que se apresentarem como concorrentes e ficar absoluto, mas seu reinado não será sobre a miséria da presciência de Marx.
O capitalismno venceu e no seu rastro há mais oportunidades do que servidão.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Pois... Ou "yeha, right..." como diriam uns americanos... (NT)Guilherme Statter11/02/07 23:07:09
Este gajo é meio burro! (só meio! coitado do burro..)fónix!17/02/07 2:30:47


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.