VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:48:19 07/01/09 Wed
Author: Roger de Assis
Subject: Resumo GUERRERO & VILLAMIL

De GUERRERO, M. C. M. & VILLAMIL, O. S. Metaphor analysis in second/foreign language instruction: a socio-cultural perspective. ERIC Document Reproduction Service, n. ED 461 990, 2001.
As metáforas têm um lugar fundante no contexto de ensino-aprendizagem de segunda língua e de pesquisa em LA. Este recurso retórico tem sido, contemporaneamente, concebido como um veículo de reflexão e conscientização entre os professores. Não obstante, um sistematização teórica que explicite como os professores constroem conceituações metafóricas sobre sua profissão precisa existir. Para Vygotsky, entre o domínio cognitivo e o social existe uma dialética em que a mente determina e produz o ambiente social ao mesmo tempo que sofre a determinação desse ambiente. As conceituações metafóricas que mediam os processos mentais passam pelo mesmo ciclo dialético. Nossa atividade mental origina-se da interação com os outros e com os artefatos produzidos por nossos ancestrais e nossos contemporâneos. Ou seja, o pensamento humano situa-se culturalmente. As metáforas, assim, são engenhos criados culturalmente e estruturados linguisticamente. A noção de metáfora como artefato cultural que media o pensamento baseia-se em novas concepções etnográficas sobre a mente, as quais a colocam como uma tipologia vital de modelo cultural. Verticalizando-se para as métaforas de professores de línguas, o jargão que eles experenciam denuncia um mundo metafórico próprio. A investigação levada a cabo pelas autoras mostra-nos um uso de metáforas coerente com modelos já existentes em sua cultura, ratificando a visão de Vygotsky, em que as metáforas constroem e são construídas nas interações com o meio social e cultural. A tese defendida pelas autoras é a de que o processo utilizado pelos professores para construir suas crenças envolve, predominantemente, a apropriação do jargão metafórico da cultura em que estão inseridos.
As metáforas estudadas revelaram, também, os efeitos originários das trajetórias individuais dos professores de línguas estrangeiras. Essas metáforas enfatizaram gostos, atitudes e frustrações acumuladas nos anos de experiência. A história de vida e os contextos específicos podem desempenhar um papel fundante na construção metafórica de si mesmos. As autoras recomendam a investigação metafórica como ferramenta de promoção da auto-reflexão entre professores. As metáforas dão formas às crenças, ações e discursos dos profissionais da Educação. Desse modo, professores necessitam investigar criticamente suas metáforas, uma vez que estas podem ser utilizadas para a explicitação das crenças. E conhecer pode ser uma motivação para ressignificar!

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.