VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 21:00:07 07/01/09 Wed
Author: Roger de Assis
Subject: SAKUI & GAIES - Roger Assis

SAKUI, K. & GAIES, S. J. A case study: beliefs and metaphors of a Japanese teacher of English. In: KALAJA, P. & BARCELOS, A. M. F. (Eds). Beliefs about SLA: New Research Approaches. Dordrecht: Kluwer, 2003:153-170.
As pesquisas sobre o processo de ensino e do desenvolvimento de professores tem passado por uma mudança de foco: de estudos de técnicas de ensino e de comportamentos, modifica-se para uma busca de compreender a formação do pensamento do professor, seus processos reflexivos e suas crenças. Para tal, o conhecimento de professores deve ser concebido como uma complexa teia formada por diferentes tipos de conhecimento, na qual se encontram as suas crenças. Estas influenciam os moldes dos pensamentos e comportamentos de professores. Assim, os autores situam as narrativas como um instrumento para descobrir o que os professores sabem e como o seu conhecimento influencia seus alunos e a si próprios, uma vez que contar e interpretar histórias de si e de seu processo de ensino são formas de promover no professor o enfrentamento de sua identidade profissional. Aqui, os autores exploram como as crenças e a cognição do professor-pesquisador relacionam-se com sua identidade, e como elas são descritas mediante metáforas. A investigação dos autores partiu de um auto-estudo de uma professora japonesa de língua inglesa sobre suas crenças sobre a escrita e o ensino de escrita nesse idioma. O cenário da pesquisa foi uma sala da aula de uma universidade; os participantes, 23 alunos. Foram envolvidos diferentes dados, sendo o principal instrumento utilizado um diário que Keiko escreveu durante o primeiro semestre de 1999-2000. Gaies analisou esse diário e fez observações a respeito das anotações de Keiko, transformando-o em diálogos co-construídos entre parceiros de pesquisa. Além do diário, utilizaram-se entrevistas (e suas transcrições), documentos (provas escritas e atividades), e questionários. Os autores concluem que a professora-pesquisadora concebe o ensino muito mais do que a transmissão de conhecimento. As narrativas têm sido consideradas, por muitos, maneiras de se conferir ao processo de ensino uma complexidade significativa, em que as metáforas são instrumentos que coerentizam nossas experiências, orientando nossas ações futuras. Pesquisas como essa em questão servem para a promoção do conhecimento interno e externo sobre o processo de ensinar línguas, até mesmo para o preparamento e o desenvolvimento docente.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.