VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 07:32:24 07/02/09 Thu
Author: Roger de Assis
Subject: Barcelos.Narrativas

BARCELOS, A. M. F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. Linguagem & Ensino, v.9, n.2, 2006.

Barcelos faz referência à necessidade de debates mais sérios em LA sobre as crenças que se há da escola regular e do curso de idiomas como lugares de aprendizagem pelas línguas no contexto brasileiro. A autora dá destaque ao grande interesse por narrativas e histórias de vida como instrumentos de pesquisa no Brasil. Investigações como as de Telles concebe a pesquisa com narrativas como uma abordagem adequada para a pesquisa do pensamento e das experiências de professores. As narrativas oportunizam aos professores que reconstruam suas teorias pessoais e suas crenças, promovendo sua reflexão e autonomia como actantes do processo de ensino-aprendizagem. O ponto central desta pesquisa de Barcelos está nas narrativas de alunos. Este estudo buscar analisar as crenças desses alunos para que eles possam assumir o papel de agentes da apendizagem de línguas. Barcelos resume os tipos de pesquisas que utilizam narrativas exemplificando-os com estudos de Vieira-Abrahão (2002), os quais investigam as crenças de professores; os de Kalaja, que se focam nos alunos; e os estudos de Sakui, em que o pesquisador analisa sua experiência. Barcelos descreve a investigação com os alunos, em que paradigma foi baseada e como foi realizada a análise dessas narrativas. Todas as narrativas ficam sujeitas à diferença de aprendizado no ambiente das escolas públicas e dos cursos de idioma. Cada narrativa chega às crenças de que na escola pública há maior dificuldade de aprender-se uma língua estrangeira; já nos cursos de idiomas, não. Barcelos encerra suas observações afirmando que por meio dessas narrativas algumas das crenças dos alunos a respeito de si mesmos e dos lugares de se estudar línguas tornaram-se patentes. Pôde-se compreender, também, as interações das experiências anteriores desses participantes com as do presente e do futuro.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.