VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 16:42:27 07/03/09 Fri
Author: Márcia Gonçalves Silva
Subject: Resumo Vieira Abrahão

VIEIRA ABRAHÃO, M. H. Metodologia na investigação das crenças. In: BARCELOS, A. M. F. & VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, Pontes Editores, 2006.

Vieira Abrahão neste capítulo do livro de Barcelos trata das abordagens e instrumentos utilizados na investigação de crenças. A autora baseia-se nos estudos de crenças e nas três abordagens definidas por Barcelos – abordagem normativa, metacognitiva e contextual – e defende a idéia de que a investigação de crenças pode dispor de vários instrumentos de coleta de dados para facilitar a triangulação dos dados.
Numa visão contemporânea, a abordagem contextual tem se sobressaído em relação às abordagens metacognitiva e normativa, por estar inserida num paradigma qualitativo de pesquisa. No entanto, a autora acredita que mesmo numa pesquisa qualitativa, instrumentos de pesquisa utilizados na abordagem normativa – questionários fechados do tipo likert scale – e na abordagem metacognitiva – entrevistas semi-estruturadas, auto-relatos e questionários semi-estruturados – além daqueles instrumentos utilizados na abordagem contextual – narrativas, desenhos, diários, gravações em áudio e vídeo – contribuem para promover a triangulação dos dados, dá oportunidade para os pesquisados refletirem sobre suas experiências, permitem esclarecimentos e evitam ambigüidades nos resultados da pesquisa.
De acordo com Vieira Abrahão, todos os instrumentos que vêm sendo utilizados para a investigação de crenças, apresentam vantagens e desvantagens, cabe ao pesquisador aproveitar as vantagens de cada um de acordo com a sua perspectiva de investigação.
 Questionários: envolvem questões pré-determinadas apresentadas na forma escrita. Podem ser elaborados com itens fechados, em escala, abertos, ou uma combinação desses elementos. Podem envolver um grande número de participantes e consumam menos tempo no momento da aplicação, porém requerem muito tempo e cuidado para a sua elaboração. Permitem o mapeamento de percepções e crenças, levantam informações pessoais, curriculares, expectativas e mesmo crenças, para comprovar ou não dados coletados por métodos qualitativos.
 Entrevistas: São classificadas em três tipos: estruturadas, semi-estruturadas e livres. Também levantam as opiniões de um grande número de pessoas, mas não podem contar com o anonimato dos questionários, mas permitem esclarecimentos para evitar ambigüidades.
 Auto-relatos: São técnicas que buscam captar as histórias de professores e aprendizes para explicar com maior profundidade suas ações e respostas em sala de aula. Podem ser orais ou escritos de experiências pessoais. Os relatos orais devem ser feitos preferencialmente em grupo com a participação do pesquisador com seu próprio relato.
 Observação de aulas, notas de campo e diários: A observação de aulas possibilita que os pesquisadores documentem sistematicamente as ações e ocorrências que são relevantes para suas questões e tópicos de investigação. Normalmente as observações são acompanhadas de notas de campo e diários de pesquisa. Escreve-se notas objetivas e sucintas que dão origem a entradas de diários pessoais, subjetivos e interpretativos. Os diários são uma alternativa ou um suplemento para as notas de campo.
 Gravações em áudio e vídeo: Tem como objetivo registrar em detalhes as ações e interações de sala de aula, mas podem inibir os participantes. As gravações devem ser utilizadas somente quando os participantes estão acostumados com a presença do pesquisador em sala. As primeiras gravações geralmente são descartadas como dado de pesquisa.
 Sessões de visionamento: Também chamadas de sessões reflexivas, envolvem a exposição das gravações em vídeos das aulas observadas aos participantes, professores e alunos esperando provocar a conscientização dos mesmos sobre o seu fazer.
 Desenhos: Trata-se de mais um instrumento para se resgatar as visões e expectativas que têm os alunos, sobretudo os mais novos, sobre o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.