VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1 ]
Subject: Federação Internacional dos Jornalistas Apela a Intervenção do PR no Futuro da RTP


Author:
Público 1/6/2002
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 03:07:53 06/02/02 Sun

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) apelou ao Presidente da República, Jorge Sampaio, para que intervenha no futuro da RTP, considerando o serviço público de televisão "crucial" para o desenvolvimento da democracia em Portugal e defendendo um serviço público com dois canais.

A carta é datada do passado dia 28, mas foi conhecida apenas ontem, no dia em que Jorge Sampaio pediu ao Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma que altera a Lei da televisão, retirando ao Conselho de Opinião da RTP o poder de veto sobre a administração nomeada (ver página 8).

A FIJ declara-se "muito preocupada" com as propostas governamentais para reforma da empresa, feitas "muito depressa e sem o debate público adequado".

De acordo com a maior organização internacional de jornalistas, seria importante que se mantivessem os dois canais da televisão pública (RTP1 e RTP2). Por outro lado, a FIJ considera "francamente inaceitável" - lê-se na carta - responsabilizar os trabalhadores pela actual crise financeira e, "nessa base, propor a dissolução da empresa".

Declarando-se preocupada "com todo o processo", a FIJ sublinha que o mesmo diz respeito a um "aspecto fundamental da democracia portuguesa" e que parece ter sido iniciado "sem qualquer respeito pela necessidade de um diálogo político e social".

A organização representativa dos jornalistas defende "a urgência" de um debate com os trabalhadores da RTP, e solicita ao governo português que promova uma discussão parlamentar sobre este dossier, na qual se analise, nomeadamente, o futuro económico da empresa.

A missiva termina apelando à intervenção do PR e realçando que, na perspectiva da FIJ, a situação em curso "ameaça a sobrevivência de um serviço público de televisão independente e de qualidade", o que poderá lesar aquele que é "um instrumento crucial para o desenvolvimento da democracia em Portugal".

Assinada pelo secretário-geral da organização, Aidan White, a carta foi enviada com conhecimento ao primeiro-ministro, Durão Barroso, ao ministro da Presidência, Morais Sarmento, e ao presidente da Assembleia da República, Mota Amaral

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]

Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.