VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/12/24 15:46:14Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: CONFIRMA-SE: Cá estão os ilusionistas em acção


Author:
Fernando Penim Redondo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 29/10/05 13:55:13
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Os poderes do Professor KAWAKU" on 28/10/05 15:25:13


Como o Estado se vai livrar de 75000 funcionários públicos

Transferências para os hospitais-empresas podem valer 20 mil funcionários públicos a menos




AS TRANSFERÊNCIAS voluntárias para os quadros dos hospitais-empresas poderão abranger 20 mil funcionários públicos, ajudando o Governo no objectivo de reduzir, em 75 mil, o número total dos seus efectivos até ao final da legislatura. A regra de substituir por apenas um novo funcionário cada dois que se desvinculem ou reformem permitirá apenas, ao ritmo dos últimos anos, um corte entre 35 a 40 mil efectivos. Ora, desde a empresarialização dos primeiros hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), há três anos, mais de 10 mil trabalhadores já negociaram a saída da Função Pública.

O processo de criação de hospitais-empresas arrancou em Dezembro de 2002, com a transformação dos primeiros 34 estabelecimentos em 31 sociedades anónimas de capitais públicos. «Esta mudança provocou uma transferência instantânea de uma primeira leva de 39.845 trabalhadores do Sector Público Administrativo para o Sector Empresarial do Estado», confirma o Governo no relatório anexo ao Orçamento do Estado para 2006. Esse número correspondia, então, a cerca de um terço do total de funcionários do Ministério da Saúde.

Nessa altura, a quase totalidade dos grandes hospitais públicos foram empresarializados. De fora ficaram apenas os hospitais universitários, os especializados - como as maternidades ou os estabelecimentos psiquiátricos - e as unidades de pequena e média dimensão, cuja viabilidade como unidades autónomas estava ainda por apurar. A partir dessa transformação, os novos funcionários passaram a ser admitidos com contratos individuais de trabalho, negociados directamente com a empresa hospitalar. Aos antigos trabalhadores, que transitavam do Estado, foi dada a opção de manterem o vínculo à Função Pública ou de assinarem contrato com a nova empresa hospitalar.

Dados a que o EXPRESSO teve acesso estimam que, dos quase 40 mil funcionários públicos então transferidos para os hospitais-empresas, cerca de um quarto já se desvincularam do Estado. Um ritmo que, a manter-se, implicará um corte superior a 10 mil funcionários da Saúde.

Para além das actuais sociedades anónimas, o Governo pretende transformar em EPE todos os hospitais ainda públicos, incluindo os grandes hospitais universitários, como o Santa Maria, em Lisboa, o HUC, de Coimbra, e o São João, no Porto. Decisão que duplicará o número de funcionários transferidos da Administração Central para o SEE e o potencial de redução de efectivos. Tudo somado, o Ministério da Saúde poderá, por si só, conseguir um corte de 20 mil funcionários até ao final da legislatura. Mais de metade do que José Sócrates precisa.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Onde está a ‘esquerda escondida’?Fernando Madrinha29/10/05 13:58:44
    As baboseiras do costume do MadrinhaMargarida29/10/05 14:57:49


    Post a message:
    This forum requires an account to post.
    [ Create Account ]
    [ Login ]
    [ Contact Forum Admin ]


    Forum timezone: GMT+0
    VF Version: 3.00b, ConfDB:
    Before posting please read our privacy policy.
    VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
    Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.