VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]
Subject: Aspectos Novos no Digitalismo?


Author:
Luis Blanch
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 02:44:59 01/20/04 Tue

Seria interessante ver consagrada a expressão Digitalista para abarcar aquilo que comumente se vai designando "Sociedade pós industrial " , "sociedade
pós fordista " ou mesmo "Sociedade Informacional".
As versões recentes da sociedade pós industrial,intimamente ligadas à temática pós moderna, proclamam ,de facto,o fim do industrialismo e das suas expressões , consagradas na manufactura fordista, e o desvio do conflito social das relações de classes para problemas de ordem cultural. A historicidade dos autores da sociedade industrial teria os dias contados - a nova era
é ou (será) a da revolução digitalista , a revolução informacional e da automação das tarefas produtivas que transformaria o trabalho em pura actividade comunicacional.
Observamos , assim , que as novas tecnologias da informação e da comunicação , a chamada "niponização" ou "toyotização" dos métodos de gestão e a emergência de uma empresa de "tipo novo" são as três referencias de uma "grande narrativa de substituição" num período em que a suposta morte das ideologias dá lugar a incessantes afirmações de pertença.
Esta profundíssima mudança socio cultural é também seguida de reconstruções materiais que visam redefinir o papel da empresa capitalista como unidade de produção e comando.
O trabalhador , na variante informacional do "Homo Economicus", é em não poucos casos representado como um agente responsável convertido aos objectivos de uma cultura empresarial que se situa nos antípodas da submissão repressiva da empresa fordista. Ele é todavia, ou por isso , privado do sentimento identitário de classe, disseminado num espaço laboral polarizador e evolutivo, e encolhido no seu cantinho por força do declínio do sindicalismo de massas e pela falta de perspectivas de transformação social, ele é cada vez mais um ser domesticado , não é o trabalhador consciente dos anos 40 ou 50 do século XX.
Será que o trabalhador do Digitalismo ,sob um regime flexível e precário na sua actividade laboral, se tornará no tal agente desencantado, individualista , pragmático , calculista e que de forma nenhuma se projecta num futuro redentor ?
Parece claro que o trabalhador, marcado por estratégias individualizantes da gestão de recursos humanos ,( Que estão aqui ao lado) não consegue colectivizar as suas reivindicações .
Competente e polivalente , posto em causa e em concorrência pelo dispositivo de um modelo hierárquico baseado no sucesso pessoal , porque como se sabe no capitalismo o poder e a autoridade são na "sua" divisão do trabalho atributos de homens com qualidades particulares , encarnará ele a nova figura do produtor "pós moderno" ?

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Dar resposta política aos trabalhadores de hojeFernando Redondo03:57:08 01/21/04 Wed


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.