VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/12/24 15:37:37Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Cavaco muito perto de Belém, Manuel Alegre ultrapassa Soares


Author:
martim silva
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 27/10/05 16:33:20
In reply to: José Manuel Fernandes 's message, "A campanha terá de ser melhor..." on 26/10/05 12:13:39

Ex-primeiro-ministro está no limiar de vencer presidenciais logo à primeira volta


Cavaco Silva está cada vez mais perto de ser o próximo Presidente da República, e com uma forte possibilidade de o conseguir logo à primeira volta, mostra o Barómetro da Marktest para o DN e a TSF relativo a Outubro. O ex-primeiro-ministro está a apenas 1,2% de conseguir a tão desejada maioria absoluta. E desta feita o Barómetro até incluiu o nome de Paulo Portas (que ainda não fez qualquer declaração indicadora de que poderá avançar), que, com os 1,7% dos votos recolhidos, parece não chegar a ameaçar a eleição de Cavaco na primeira volta.

Nesta sondagem é igualmente relevante a ultrapassagem de Manuel Alegre a Mário Soares. O antigo chefe do Estado parece ver a cada dia que passa mais longe a repetição do cenário de 85, quando partiu com 7% nas sondagens e foi cavalgando até conseguir bater Freitas do Amaral. Alegre, pelo contrário, não só obtém um melhor score na primeira volta que o seu camarada de partido, como é o mais bem colocado para uma eventual segunda volta.

cavaco. De acordo com o Barómetro (cujo trabalho de campo decorreu em cima do seu anúncio de candidatura), 48,8% dos inquiridos (mais duas décimas do que na sondagem do mês passado) afirmam a intenção de votar em Cavaco Silva nas presidenciais que vão realizar--se em Janeiro. Um valor que coloca o professor de Finanças Públicas à beira da maioria absoluta na primeira volta a margem de erro (3,45) é superior à diferença que separa Cavaco dos 50% (1,2); e os 3,9 dos inquiridos que revelaram não ir vo-tar não seriam contabilizados caso este fosse já o resultado oficial, o que facilitaria a eleição logo à primeira .

Outro dado curioso prende-se com o nome do ex-líder do CDS/PP Paulo Portas. Nesta sondagem, obtém uns modestos 1,7%. Sendo, no entanto, certo que Portas não fez qualquer declaração pública no sentido de se vir a apresentar ao eleitorado.

Mas, ainda assim, a verdade é que o argumento de que Portas poderia dificultar a eleição de Cavaco (por dispersar os votos à direita) também parece não ter correspondência na realidade (pelo menos, na realidade que a sondagem nos mostra).

Cavaco Silva vence em praticamente todos os parâmetros - seja dividindo-se os inquiridos por sexo, idade, região ou classe social - e mesmo entre os que indicaram ser eleitores do PS consegue receber 23,6% de intenções de voto, pouco abaixo de Alegre (24,1) e de Mário Soares (32,3). O que também mostra que o facto de Soares ser o candidato oficial do PS não impede boa parte do eleitorado do partido de fugir às indicações de Sócrates, indo para Alegre... ou até mesmo para Cavaco.

alegre vs. soares. A luta verdadeiramente fratricida que se verifica à esquerda está claramente a prejudicar Soares, em favor de Alegre. Isto sem que os dois se aproximem (significativamente) de Cavaco. O deputado-poeta, que ainda não anunciou formalmente a candidatura, subiu este mês dos 10,9% nas intenções de voto para os 13,8. Ultrapassando claramente um Soares em perda. O fundador do PS desceu dos 14,5 de Setembro para apenas 10,3% agora. Um resultado embaraçoso para o homem que entre 1986 e 1996 foi presidente da República.

O cenário de uma segunda volta não pode ser afastado. Até porque ainda faltam mais de dois meses até às eleições (devem realizar-se a 15 ou 22 de Janeiro). Mas se Cavaco não conseguir os 50%, a sondagem mostra que o adversário mais te-mível numa segunda ronda é Manuel Alegre. Claramente. Embora nos dois cenários (Cavaco/Soares ou Cavaco/Alegre) o social-democrata saia sempre vencedor, a verdade é que a diferença no primeiro cenário é de 38 pontos, enquanto no segundo de apenas 27.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Temas presidenciais entre Soares e CavacoJosé Pacheco Pereira27/10/05 16:34:12
não arrisquemos...josé frade27/10/05 20:59:24


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.