VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

25/12/24 1:58:16Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: 6. A "revolução", os sindicatos e partidos de massa...


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17/11/06 21:56:14
In reply to: Guilherme Statter 's message, "Um "inventário" das ideias de Marx e Engels - Ou a peregrinação continua..." on 14/11/06 10:55:01


6. Dentro da sociedade capitalista, os trabalhadores não têm como conseguir escapar à sua condição de explorados ou ao seu destino de classe revolucionário, através da conquista de direitos e privilégios legais ou políticos. Os sindicatos e partidos de massa de trabalhadores são úteis enquanto locais de treino para a revolução, mas não são uma garantia de socialismo.

No que diz respeito à primeira asserção, é quase uma questão de definição. Dentro da sociedade capitalista não haverá como escapar à condição de exploração.
Independentemente dos juízos de valor que a esse respeito se possam formular!
Entretanto, para se poder fazer uma discussão crítica em relação a esta sexta "tese" (tal como inventariada pelo sr. C.Wright Mills, parece que é preciso lembrar...) é necessário definir antes do mais, qual o âmbito de aplicação da análise: se "nacional" (cada país de per se e em autarcia, mesmo que relativa...) ou se "internacional" (ou seja, à escala da economia mundial e globalizada).
Subjacente a esta "tese" e sua discussão crítica está também o velhíssimo problema de se "saber" se se pode ou não "construir o Socialismo num só país"...
Entretanto, "em tese" a segunda asserção desta ideia de Marx e Engels estará parcialmente correcta. Enquanto for possível (e durante décadas foi possível) "exportar" os problemas e conflitos latentes da luta de classes dentro de cada país, para os países da Periferia, os acima referidos "sindicatos e partidos de massa de trabalhadores" puderam exigir e obter dos "proprietários do capital", os tais "direitos e privilégios legais ou políticos". Os trabalhadores obtiveram assim – nos países mais avançados do Centro – condições de vida que muito boa gente consideraria "equivalentes" a uma espécie de Socialismo. Por outro lado os tais "sindicatos e partidos de massa de trabalhadores" tornaram-se em grande medida "máquinas administrativas" encaixadas no sistema, instrumentos de "lóbi" e negociação.
Ou seja, deixaram de ser "locais de treino para a revolução" e, quando muito, passaram a ser "locais de algum treino para as coisas da administração pública".
E de facto não são uma garantia de socialismo.
Voltando à questão do "âmbito" de aplicação desta "tese" ("nacional" ou "mundial"), dir-se-á que Marx e Engels não anteviram a impossibilidade (ou pelo menos a extrema dificuldade) prática de os sindicatos e partidos de massa de trabalhadores se virem a organizar com efectividade operacional à escala da economia global... Assim sendo, a "revolução" que naquele tempo se podia considerar como exequível num âmbito nacional, veio a verificar-se como "não exequível" (pelo menos nos termos em que então se colocava a questão..) quando se perspectiva a questão no âmbito da economia mundial globalizada.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
7 + 8 - A exploração e as hipóteses de revolução...Guilherme Statter18/11/06 0:09:20
    Voscência não se envergonhe das piruetas.Pior é persistir nos meandros da fé!Mais um ateu?vou ali volto já18/11/06 18:58:47
    Duas observaçõesFernando Penim Redondo18/11/06 20:10:50


    Post a message:
    This forum requires an account to post.
    [ Create Account ]
    [ Login ]
    [ Contact Forum Admin ]


    Forum timezone: GMT+0
    VF Version: 3.00b, ConfDB:
    Before posting please read our privacy policy.
    VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
    Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.