VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

22/01/25 19:16:33Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: E já agora pode trocar por miúdos a sua última frase...


Author:
João Luís
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 1/07/05 18:22:12
In reply to: paulo fidalgo 's message, "recuperação capitalista?" on 1/07/05 16:21:19

1 – Escreve o Paulo Fidalgo (PF) “A definição do Estado actual como Estado, no mínimo, capitalista contido, pelas conquistas do trabalhadores (...)”.
Como eu da minha lavra nada adiantei sobre a definição do Estado, presumo que se esteja a referir ao que escreveu o AS: “O que hoje os porta-bandeira do neo-liberalismo pretendem é precisamente o regresso ao Estado capitalista «liberal» do século XIX, com o seu capitalismo selvagem, tão bem retratado nas obras de Dickens e Zola. «Emagrecendo» o Estado capitalista das obrigações sociais e de serviço público que foi obrigado a reconhecer quando colocado na defensiva. E reservando para o Estado somente as funções que ao capital interessam como classe dominante: garantir as condições para a acumulação e concentração nas suas mãos do lucro máximo arrancado aos que trabalham.”
Isto é, o AS fala de “Estado capitalista” e diz que se for esvaziado “das obrigações sociais e de serviço público”, regride ao que era o “Estado capitalista «liberal» do século XIX”, mantendo “somente as funções que ao capital interessam como classe dominante”. AS fala, torno a lembrar em “Estado capitalista” e não como o PF traduziu “Estado, no mínimo, capitalista contido, pelas conquistas dos trabalhadores”.

2 – Depois o PF adiante que “definir a actual fase como de «recuperação capitalista» é um erro crasso”. Mas quem é que falou em “fase”? Se se der ao trabalho há-de reparar que tal vocábulo não entra nem no texto do AS nem no meu post. Eu limitei-me a falar em “política de recuperação capitalista”, aliás no mesmo sentido em que deduzi que AS usou a expressão. Textualmente, disse: “Para AS, como para os trabalhadores que se manifestam pela defesa dos direitos adquiridos com muita luta, ao longo de muitos anos – o SNS, a educação, a Segurança Social, a contratação colectiva, etc. – o mau da fita, é o capital e a política de recuperação capitalista.”

3 – Em seguida o PF menciona “O Estado dito social”, ora a expressão “Estado Social” é usada pelo FPR, nunca nem o AS nem eu a usámos. A “total confusão” a que alude não será nossa...como a tal “configuração” do capitalismo a que se refere no pós-“new deal”, é também da sua lavra. O AS e eu limitámo-nos a falar em “Estado capitalista”.

4 - Diz por fim o PF que o capitalismo não aceita a tal “configuração”, que “quer uma remodelação” e que “isso é mais claro do que estar a jogar com conceitos muitos imprecisos como o do Aurélio Santos”. É a sua opinião. Eu por acaso acho muito mais clara e precisa a frase do AS: “O que hoje os porta-bandeira do neo-liberalismo pretendem é precisamente o regresso ao Estado capitalista «liberal» do século XIX, com o seu capitalismo selvagem, tão bem retratado nas obras de Dickens e Zola. «Emagrecendo» o Estado capitalista das obrigações sociais e de serviço público que foi obrigado a reconhecer quando colocado na defensiva. E reservando para o Estado somente as funções que ao capital interessam como classe dominante: garantir as condições para a acumulação e concentração nas suas mãos do lucro máximo arrancado aos que trabalham.”

E já agora pode trocar por miúdos a sua última frase: “Quanto mais defensivos do Estado anterior menos hipóteses teremos de ganhar apoios para uma mudança a qual nunca ganhará terrenos se for uma mudança para trás”. É que leio-a, releio-a e sinceramente não a percebo!

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
estado anterior é o chamado «estado social» originado no «newdeal»paulo fidalgo 2/07/05 16:40:50


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.