VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/09/24 3:10:15Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Com esta tão brilhante conclusão bem pode o Sócrates governar descansado, prosseguir na política...


Author:
João Luís
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 30/06/05 22:03:27
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "O Marxismo virou social-democracia ?" on 30/06/05 18:07:13

1 – Resumindo, disse Aurélio Santos (AS):

. que Marx defendera que o Estado é um instrumento da dominação duma classe sobre as outras” e no seu tempo era um instrumento de dominação do capital;

. mas que, “as lutas dos trabalhadores e as grandes revoluções sociais do século XX”, impuseram a alguns Estados outras funções e obrigações;

. e que hoje os porta-vozes do neoliberalismo pretendem que esses Estados alienem essas funções e obrigações para os privados - para obrigarem assim os trabalhadores a pagar “no mercado” os direitos que conquistaram com a sua luta -, “reservando para o Estado somente as funções que ao capital interessam”. Daí o dizerem que “há Estado a mais”, que “o Estado está a consumir a riqueza nacional”, que “é preciso reduzir o Estado” com “histórias” da necessidade “para cobrir o défice e desenvolver o país”.

Conclui AS que “a recuperação capitalista” é que “tem levado “à ruína e ao descalabro” e que eles “fazem o mal e mandam os seus porta-vozes fazer a caramunha”.

2 - A isto, bombásticamente o Fernando Penin Redondo (FPR) responde: AS não acha “que o Estado é um instrumento da dominação duma classe sobre as outras” e “pensa que o “Estado Social” é pago pelos capitalistas”.

E paternalísticamente esclarece-nos que “quem paga o “Estado Social” são os próprios trabalhadores”.

Depois avança com uma lista a que chama de “exploração de segundo nível”, onde no mesmo saco mete: o sobrecusto das obras públicas; as compras excessivas de medicamentos e exames de diagnóstico; os ordenados exorbitantes de gstores de EP’s; as reformas não correspondentes a descontos efectuados; o serviços prestados pelo Estado (educação, saúde) a estraatos sociais ou profissionais que fogem ao fisco; os múltiplos ordenados dos autarcas; as “mordomias” dos políticos; as contribuições do estado para os partidos; os ordenados dos boys; os custos da duplicação de serviços do Estado. Esta lista, assegura-nos o FPR, fez ele partindo do “material” que os jornais nos deram, com a “zanga das comadres”. E eu a pensar que já ouvira o Jerónimo (e antes o Carvalhas, o Octávio Teixeira, o Luís Sá, o Bernardino, a Odete) denunciar tudo isto…

Explica depois que o salário dos trabalhadores é “assaltado” pelo IRS e pelas contribuições para a Segurança Pessoal e outros impostos (sobre combustíveis, tabaco, compra de casa, compras de supermercado), chama a isso “exploração” que beneficia os industriais, comerciantes e prestadores de serviço, os altos funcionários da AP e EP’s, os “tacitamente dispensados de pagar impostos” (??), os políticos (no activo e reformados) e frequentadores (??) de partidos. Fatalista conclui que todos os elementos desses grupos “configuram uma casta” que acabará por destruir a nossa democracia, “pelos seus erros e cupidez”.

3 – Para AS, como para os trabalhadores que se manifestam pela defesa dos direitos adquiridos com muita luta, ao longo de muitos anos – o SNS, a educação, a Segurança Social, a contratação colectiva, etc. – o mau da fita, é o capital e a política de recuperação capitalista.

Para o FPR, os maus são os “industriais, comerciantes e prestadores de serviço, os altos funcionários da AP e EP’s, os “tacitamente dispensados de pagar impostos” (??), os políticos (no activo e reformados) e os frequentadores (??) de partidos.”

Com esta tão brilhante conclusão bem pode o Sócrates governar descansado, prosseguir na política de recuperação capitalista de braço dado com os representantes do grande capital. E quem sabe se até o Cavaco não será bem vindo. Pelo menos a fama de não pertencer a “castas” foi uma das ideias que ele (com a mãozinha de medias amigos) cuidadosamente construiu…

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
recuperação capitalista?paulo fidalgo 1/07/05 16:21:19
Causa de morte: direitos adquiridosMiguel Sousa Tavares 2/07/05 9:37:55


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.