[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted:12/12/04 8:36 In reply to:
João Aguiar
's message, "Crítica do socialismo pequeno-burguês - o caso do Bloco de Esquerda" on 12/12/04 0:52
não terei dificuldade em acompanhar a ideia de incipiência nas formulações do BE. Mas encaro a construção de um programa e discurso estratégicos, como ainda muito difícil e portanto incipiente também. Estamos numa situação de caótica crítica e fragmentação das ideias. É um momento que alguns camaradas, e bem, chamam de fertilização. Nada está adquirido e todo o esforço passa por encontrar um linha que dê solidez e cola a uma força que se for agrupada e organizada será imensa.
Acho um tanto simplificador recusar-se assim tão depresa as ideias de cidadania, de multipartidarismo e outras "categorias burguesas" sem uma discussão mais profunda do seu significado.
A começar pela centralidade das consignas de classe em comparação com as que não são de classe.
Os comunistas na Europa e no mundo acolhem substanciais reivindicações não classistas, como as questões de género, ambiente, as questões nacionais e muitas outras e esse esforço de cruzar o programa de classe com outros, parece-me de prosseguir. O BE, planeadamente ou não, tem caraceríristicas de força que mistura essas consignas. Embora o faça mais por intuição do que propriamente por visão aprofundada de uma estratégia.
Eu, não sendo o BE o meu ideal, vejo nele base de apoio e suficiente interesse na forma como intuitivamente vai gerindo a sua agenda para pelo menos sobre ele olhar com muito cuidado e esforço de compreensão... O facto do discurso do Bloco ser muito afastado do discurso marxista (a noção de discurso marxista também carece de grande definição - eu não me custa indentificar elementos marxistas no discurso do BE) não quer dizer que o seu desempenho não deva ser estudado com espírito aberto e humildade por quem quer retomar a iniciativa comunista em Portugal
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]