VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

22/01/25 19:27:38Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: O Capitalismo virou marxista?


Author:
Aurélio Santos, Avante, 30/06/05
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 30/06/05 11:12:42

O Capitalismo virou marxista?

Aurélio Santos, Avante, 30/06/05

Abre uma pessoa um jornal, liga uma rádio – e cai-lhe em cima uma vociferação dos mais legítimos representantes do Capital arremetendo contra o Estado: «é preciso emagrecer o Estado», «há Estado a mais», «o Estafo está a consumir a riqueza nacional», «é preciso reduzir o Estado». E por aí fora. «O Monstro», lhe chamam Cavaco e o seu eco Marques Mendes.

Ora é sabido que foi Marx quem levantou a questão da extinção do Estado, como um dos objectivos da sociedade socialista. E agora vêem-se os trabalhadores e os comunistas a defender funções do Estado e os porta-vozes do neo-liberalismo capitalista arvorarem slogans contra o Estado...

Serão os neo-liberais também uma nova estirpe de neo-marxista»? Ou estará o mundo às avessas? Ora vejamos.
Marx falou da extinção do Estado, no comunismo, como instrumento da dominação de uma classe sobre as outras classes. No nosso tempo, apontava Marx, o Estado é um instrumento da dominação do capital.

Mas a luta dos trabalhadores e as grandes revoluções sociais do século XX, inspiradas pelos ideais do socialismo e do comunismo, impuseram ao Estado funções e obrigações que não lhe cabiam como instrumento de dominação do capital, mas que venceram porque tinham atrás de si, em muitos países e com projecção internacional, a grande força revolucionária de classes trabalhadoras combativas e organizadas. E para essas conquistas contribuiu em medida decisiva, uma correlação mundial que colocou o capitalismo em recuo, face ao desenvolvimento em muitos países de um rumo socialista que pela primeira vez na história levou à prática, como inerentes à pessoa humana, direitos sociais que o Estado capitalista ignorava e espezinhava.

O que hoje os porta-bandeira do neo-liberalismo pretendem é precisamente o regresso ao Estado capitalista «liberal» do século XIX, com o seu capitalismo selvagem, tão bem retratado nas obras de Dickens e Zola. «Emagrecendo» o Estado capitalista das obrigações sociais e de serviço público que foi obrigado a reconhecer quando colocado na defensiva. E reservando para o Estado somente as funções que ao capital interessam como classe dominante: garantir as condições para a acumulação e concentração nas suas mãos do lucro máximo arrancado aos que trabalham. E atirando para cima dos trabalhadores essa outra forma de redução dos salários que é obrigá-los a pagar «no mercado», como fonte de lucros para o capital, os direitos adquiridos com a sua luta.

Não venham depois com essas histórias de que é para cobrir o défice e desenvolver o país. Então não se está a ver que essa recuperação capitalista tem levado precisamente à ruína e ao descalabro?

É caso para dizer que fazem o mal e mandam os seus porta-vozes fazer a caramunha.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Governo corta no investimentoexpresso-on-line30/06/05 12:43:42
AR inicia o debate da Lei da Água - # Sítio web da AR esconde projecto de lei do PCPAssociação Água Pública30/06/05 17:05:30
O Marxismo virou social-democracia ?Fernando Penim Redondo30/06/05 18:07:13
Governos estao a aumentar a entropia o que e bom para a revolucaoPaulo Silva 3/07/05 23:20:40
Estes comunistas ainda são marxistas?Visitante 4/07/05 23:09:30
O capital orientaPedro Guerreiro 5/07/05 14:50:05
O que o capitalismo neoliberal tem em marcha é a pretensão de impor as precariedades e desregulaçãoManuel Carvalho da Silva, DN, 06/07/05 6/07/05 9:48:30


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.